Cidade
Foto: Elisiane Maciel - Alziria Sales apresenta as ervas medicinais e as potencialidades de cura de cada uma

Um casal de indígenas da etnia Kaingang, da Aldeia Bananeiras, na Terra Indígena Guaritas, do município de Miraguai, do Rio Grande do Sul, estão em viagem pelo Brasil para divulgar e comercializar ervas medicinais tradicionais de sua etnia. Nesta semana estão aqui na cidade de Rio do Sul.

Os Kaingang Ido Galvão e Alziria Sales estão com uma banca de ervas na Praça Ermembergo Pellizzetti e ficarão até o fim da semana, se o tempo colaborar.

“Estamos oferecendo 90 variedades de ervas, para os mais diversos tipos de doenças, como depressão, ansiedade, diabete, colesterol, sinusite, coluna, hipertensão, entre outros”, comenta Alziria.

O plantio e cultivo das ervas é realizado na própria aldeia e comercializado em todo o Brasil com autorização da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Além das ervas, o casal prepara infusões específicas para cada tipo de doença. “Viemos para Rio do Sul apresentar uma cultura indígena.

Mostrar para o povo branco como funciona o remédio de ervas. Antigamente o branco usava muito, mas com o tempo as opções mudam e a pessoa começa a esquecer. Hoje em dia se usa mais remédios farmacêuticos, que também são bons, mas tem muita mistura. O princípio ativo muitas vezes é feito através da erva”, completa.

O casal consegue com a venda das ervas, ajudar os integrantes da aldeia. “Muitos têm dificuldade para adquirir as coisas como roupas e comida. Existem muitas pessoas que moram na aldeia, então ajudamos os menores, aqueles que ainda não trabalham”, explica Sales. Segundo ela, a situação deles é como a dos “brancos”, alguns têm mais dificuldades para sobreviver e dependem dos outros para se alimentar.

Com o casal também vieram os filhos. A família se desloca com veículo próprio e está acampada na Pista de Skate do bairro Canoas. Alziria convida a população para conhecer o trabalho do casal. “Não precisam comprar, mas podemos passar nosso conhecimento sobre ervas”, conclui.

Elisiane Maciel