Alto Vale
Foto: Ascom

A reunião do Colegiado Regional de Governo das quatro Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) do Alto Vale do Itajaí (Ibirama, Ituporanga, Taió e Rio do Sul), aconteceu na segunda-feira (18), em Taió. O encontro contou com a participação dos gestores dos órgãos estaduais da região e dos gerentes das ADRs.

O secretário executivo da ADR de Taió, Jardel Fronza, recebeu os membros do colegiado na nova sede da Regional, localizada no antigo Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima. Estrutura que, segundo o secretário, já está pronta e a mudança para o novo endereço será gradativa.

No encontro estavam presentes, além dos secretários executivos, todos os gerentes das ADRs e os representantes dos órgãos estaduais na região.
Segundo o secretário de desenvolvimento regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, nas reuniões do Colegiado, são discutidas as principais atividades e investimentos do Estado e principalmente da região. Os representantes dos órgãos estaduais analisam ações que podem contribuir para o desenvolvimento regional.

Ítalo disse ainda, que é necessário que haja a união dos prefeitos e entidades dos munícipios, pois assim é mais fácil debater e resolver problemas. “Com a união e trocas de ideias, é possível avaliar as reais necessidades dos municípios e da região em geral”, relatou.

“Neste último encontro, foram debatidas algumas questões da segurança pública. As quatro regionais fizeram um documento e uma cópia foi encaminhada ao governo do estado e outra à Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), solicitando mais efetivos das polícias militar e civil à nossa região. Na verdade as reuniões sempre são produtivas, pois vemos a importância da união de todos os poderes, e estudamos a realidade de cada região para obter as soluções de acordo com cada demanda. Realizamos esta reunião mensalmente”, comenta Jardel.

O superintendente Regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento Casan, José Ricardo Gonçalves, apresentou no encontro um panorama dos investimentos e ações da companhia nos municípios das quatro ADRs. Segundo o tópico de José, nos últimos três anos, a região recebeu quase R$ 11 milhões em investimentos para tratamento de água e cerca de R$ 92 milhões em saneamento básico.

Projetos para 2018

A próxima reunião será realizada no mês de fevereiro de 2018, em Rio do Sul. Goral adiantou que estão com dois projetos com pretensão de iniciar em janeiro. Um deles é a verificação das áreas com arborização próximas às redes de energia elétrica. “O Alto Vale está sofrendo constantemente com a falta de energia, principalmente os agricultores. temos que ter essa iniciativa para poder colaborar com a população”, explicou.

O outro planejamento, será melhorar a BR-470, que está com falta de revitalização e precisa de reparos.

Conforme Fronza e Goral, novos projetos serão implantados conforme surgir necessidade na região.

Elisiane Maciel