Alto Vale, Política
Foto: Cláudia Pletsch

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou a lista de candidatos que concorrem às eleições municipais em 2020 que receberam alguma parcela do auxílio emergencial até julho desse ano. Por meio de despacho assinado na última sexta-feira (6) o ministro Bruno Dantas tornou pública a listagem produzida pelo TCU que contém os candidatos que declararam patrimônio igual ou superior a R$ 300 mil. No Alto Vale, 39 candidatos, entre eles um candidato a prefeito, e candidatos vereadores solicitaram o auxílio segundo o órgão.

Ainda de acordo com o Tribunal de Contas da União a lista disponibilizada contém o cruzamento de dados realizado pelo TCU e o cruzamento realizado pelo Ministério da Cidadania, com informações que permitem identificar benefícios que foram cancelados antes da decisão do Tribunal, benefícios que permaneceram com pagamentos em setembro e outubro, seja no âmbito do auxílio emergencial originalmente estabelecido ou no âmbito do auxílio emergencial residual. Dessa forma, a planilha permite identificar o tipo de auxílio (emergencial ou residual) e o momento do bloqueio (se antes ou depois da decisão do TCU). Ainda de acordo com o Tribunal de Contas da União em todo o Brasil em alguns casos é possível verificar candidatos que apresentam patrimônio declarado superior a R$ 1 milhão e que solicitaram o benefício.

Após divulgação da lista o TCU destacou que o Ministério da Cidadania solicitou o cancelamento de todos os benefícios detectados.

Além disso o Tribunal de Contas da União informou que os resultados são apenas indícios de renda incompatível com o auxílio e que existem risco de erro de preenchimento pelo candidato. Existem ainda risco de fraudes estruturadas com dados de terceiros e somente o Ministério da Cidadania pode confirmar se o pagamento é indevido. Da mesma forma somente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode confirmar eventuais crimes eleitorais.

ACESSE A LISTA COMPLETA:

https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-disponibiliza-lista-de-candidatos-as-eleicoes-de-2020-que-receberam-auxilio-emergencial.htm