Alto Vale, Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Após o temporal que deixou estragos em diversos municípios do Alto Vale na madrugada de ontem, 400 unidades consumidoras permanecem sem energia elétrica e a previsão é de que o sistema seja totalmente reestabelecido somente no final desta sexta-feira (4). Nesse momento, mais de 100 localidades do interior ainda aguardam as equipes da Celesc para solução dos problemas.

O gerente da unidade local da Celesc, Manoel Arisoli Pereira, informa que 130 mil unidades chegaram a ficar sem energia na madrugada de quinta, no auge do temporal, e poucas horas depois o número caiu para 30 mil em todo o Alto Vale. “Até ontem a noite cerca de 500 ainda estavam sem energia e agora esse número é de cerca de 400 no final desta manhã. Essas unidades estão distribuídas basicamente em área rural dos 28 municípios do Alto Vale ”, esclarece.

Pereira esclarece que o problema não foi causado pela proporção dos estragos, considerados leves, mas sim a grande demanda.  “Estamos trabalhando na média com 20 equipes leves. O tipo de defeito não foi de equipes pesadas, a dificuldade é mais a quantidade. São galhos de árvores que caíram, casca de eucalipto. São pequenas ocorrências, mas que fazem com que uma equipe tenha que ir ao local fazer o conserto e religar a energia”, completa.

O gerente da Celesc afirma que, se não houver mais temporais, acredita que até a noite desta sexta-feira o sistema já esteja reestabelecido em todas as localidades do Alto Vale.