Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

O ano de 2021 vai iniciar com uma boa notícia para 43 famílias do município de Petrolândia, isso porque as 43 casas populares construídas através do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal devem ser entregues nos próximos meses. Os moradores que se inscreveram desde 2016 para receber as moradias, agora contarão com um novo lar e poderão fazer a mudança no próximo ano.

As obras assinadas em 2017 foram iniciadas no mesmo ano e no momento estão em fase de finalização, os trabalhadores já fazem a ligação da água e energia elétrica. O terreno onde foram construídas as residências foi doado pela Administração Municipal.

As moradias foram construídas conforme padrão do programa Minha Casa Minha Vida e contam com sala e cozinha conjugada, dois quartos e banheiro adequado com acessibilidade para cadeirantes.

O coordenador geral da Associação Promover que é a entidade credenciada no Ministério das Cidades com o papel de administrar os recursos e acompanhar o andamento e a entrega das obras, Tarcísio kock, explica que o valor total do empreendimento custou cerca de R$2,7 milhões e os recursos foram provenientes do Governo Federal, ele comenta também que as famílias contempladas com as casas foram as que se inscreveram desde 2016 através da Assistência Social do município de Petrolândia e a contemplação se deu conforme critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. “As famílias foram escolhidas pela Caixa, conforme critérios do Governo Federal. Dentro do Cad Único existem as pessoas com prioridades, que são mulheres chefes de família, pessoas idosas, pessoas com deficiência, número de filhos por exemplo e claro, a questão da renda também”, comenta.

Esse é o maior projeto habitacional que o município de Petrolândia já executou e Tarcísio comenta que não são somente casas, mas histórias que serão mudadas a partir da entrega das moradias. “Eu sempre costumo dizer: ‘Qual é o melhor lugar do mundo para se viver?’ É o nosso lar, então nosso lar é uma das coisas mais sagradas que existem, e com esse programa é possível dar dignidade para as famílias que precisam de uma casa. É mais qualidade de vida também pois dignidade é saúde, educação e todo um conjunto de valores. Todo o cidadão quando trabalha, ele paga imposto e o retorno em qualidade de vida é apenas o que o cidadão já paga para o governo”, completa.

O prefeito Joel Longen também comemorou a finalização das obras e disse que pretende inaugurar o Loteamento Pôr do Sol e entregar as chaves ao lado de autoridades federais ainda no início do ano que vem.