Cidade
Foto: Débora Bombílio

Reportagem:Rafaela Correa/DAV

A oitava edição do Festival Internacional Música na Serra será realizado também na cidade de Rio do Sul. Com apoio da Lei de incentivo à cultura e realizado pelo Instituto José Paschoal Baggio de Lages, o evento promete levar a música clássica através dos concertos para pessoas de todo o estado de Santa Catarina. Na capital do Alto Vale, o festival ocorre na noite de hoje (21), às 20 horas, na catedral São João Batista.

Segundo assessoria de imprensa, esta edição é importante já que a empresa que patrocina o projeto terá a oportunidade de ver de perto a apresentação. “Para a nossa alegria, o festival tem como patrocinador master, uma empresa que é de Rio do Sul, a Pamplona Alimentos e isso é uma alegria muito grande”, ressalta.

Em resposta aos questionamentos sobre a origem do concerto dirigido pelo maestro Jean Reis, a assessoria destaca três particularidades e cita as apresentações no teatro Marajoara, as aulas de instrumentos e o trabalho social. “O evento Música na Serra acontece pelo oitavo ano e envolve três particularidades interessantes, concertos noturnos que sempre foram realizados em Lages no Teatro Marajoara, a particularidade das aulas de instrumentos musicais e coro, canto lírico que também eram realizadas nos colégios, sempre no período de julho porque abrangia as férias escolares de estudantes do Ensino Médio e estudantes de música das universidades. A terceira é de levar a música clássica para dentro das instituições sociais, então nós íamos a orfanatos, asilos e casas de detentos em Lages também”, afirma.

Ainda de acordo com informações repassadas pela assessoria,  durante sete anos o projeto teria sido desenvolvido dessa forma, no entanto com a chegada da pandemia novas alternativas foram encontradas. “Quando veio a pandemia nós não pudemos realizar em julho e adiamos para agora e mesmo assim não poderíamos fazer e pensamos em estar nos únicos lugares que a gente poderia estar, que eram as igrejas que estão liberadas para receber parte do público. Então a gente foi nesse circuito de igrejas, na igreja matriz de Otacílio Costa, na igreja matriz de Urubici e hoje estamos com vocês em Rio do Sul”, completa.