Cidade, Especial

Colonizado em sua maioria por imigrantes alemães e italianos, Rio do Sul, que já teve o território pertencente ao município de Blumenau, comemora 86 anos de emancipação político-administrativa, neste sábado, 15 de abril.

A presença do Rio Itajaí-Açu, foi fundamental para que os colonizadores que vieram para a região, permanecessem por aqui.

O primeiro colono que veio de Blumenau para se instalar no território que hoje pertence a Rio do Sul foi Francisco Frankenberger, no fim do século XIX. Nessa época a região era denominada, Braço do Sul. Basílio Corrêa de Negredo se instalou logo em seguida, para operar a balsa na região.

Registros encontrados no diário de Frankenberger dão conta de que a colonização iniciou em 7 de setembro de 1892. Em 1912 o povoado passou a se chamar Bella Aliança, nome que batiza o bairro que foi o berço de Rio do Sul.

Entre as primeiras atividades que promoveram a sobrevivência e o desenvolvimento econômico de município destacaram-se a agricultura, através de diversas culturas.

Com a abertura de estradas e as correntes migratórias fortalecidas pela disponibilidade de terras na região, os núcleos germânicos e italianos cresceram. Localizada no ponto de encontro com as rodovias construídas na época deixaram Rio do Sul em posição geográfica favorável para o desenvolvimento do comércio, enquanto a indústria começava a se desenvolver, principalmente a de extração da madeira, que foi fortalecida com a construção da ferrovia, hoje extinta.

O nome Rio do Sul veio somente mais tarde, já no século XX. Em 1930 o então deputado Ermembergo Pellizzetti conseguiu a Emancipação político-administrativa do Distrito de Bella Alliança, transformado-o em município, no dia 15 de abril de 1931.

Hoje aos 86 anos, Rio do Sul é o lar de cerca de 68 mil moradores, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, além de ser o principal polo comercial do Alto Vale do Itajaí. O município figura entre os 10 melhores do Brasil para se viver, entre os que tem menos de 100 mil habitantes.