Clima
Foto: Franciel imagens aéreas

Começou nesta terça-feira (22) a estação mais florida do ano, a primavera. O início do período, de acordo com o calendário astronômico foi às 10h31, quando ocorreu o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. Embora o inverno tenha se despedido com baixas temperaturas, sobretudo nas regiões mais altas de Santa Catarina, a nota meteorológica da Epagri/Ciram informa que a partir de amanhã (23), a temperatura volta a subir. No Alto Vale, as temperaturas mais altas devem ser verificadas no próximo domingo, quando as temperaturas se aproximam dos 30º.

Além das flores, a estação é lembrada por ser uma das épocas mais chuvosas do ano e também por fenômenos como temporais, ventos e granizo. Segundo a Epagri, contrariando os anos anteriores, para a primavera 2020 a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica nos meses de setembro, outubro e novembro em Santa Catarina. Nesses meses, a chuva deve ocorrer de forma irregular, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido ao fenômeno La Niña. Ainda de acordo com a Epagri, as temperaturas devem ser mais altas do que o normal.

Vale lembrar que o tempo muda rapidamente e que para saber mais sobre a previsão do tempo nos próximos dias é necessário acompanhar as atualizações meteorológicas no site da Epagri/Ciram diariamente.