Cidade, Saúde
Foto: Divulgação

Um grupo de acadêmicos do quarto ano do curso de medicina da Unidavi começam, em fevereiro, a atender pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Rio do Sul. A parceria entre o centro universitário e a prefeitura de Rio do Sul foi confirmada após reunião entre o prefeito José Thomé e o reitor da entidade, Alcir Texeira, além da secretária de Saúde, Roberta Hochleitner e o coordenador do curso, Augusto Fey.

Texeira, explicou que a Unidavi tem este objetivo de integrar os alunos com a comunidade e fazer com que o acadêmico tenha crescimento ao conviver com as rotinas do dia a dia de uma unidade de atendimento.

Como são ainda estudantes e não estão na fase de internato, a atuação é mais limitada, sempre para atendimento de situações de baixa complexidade, acompanhados de médico profissional.

O curso de medicina já tem a parceria da Secretaria de Saúde de Rio do Sul para atendimento em outras unidades de saúde. Recentemente, a Unidavi custeou a reforma do Centro de Atendimento à Criança e Adolescente, na Policlínica. Os equipamentos necessários para este ambulatório da UPA 24h também serão adquiridos pelo centro universitário.

Para o prefeito José Thomé, a iniciativa da Unidavi em colaborar com o atendimento de saúde pública de Rio do Sul é exemplar. Ele agradeceu o professor Alcir Texeira e o coordenador, Augusto Fey, e disse que toda a estrutura da Secretaria de Saúde e os profissionais estão à disposição. “Quem ganhará é a comunidade, com mais agilidade para os atendimentos que são convenientes. E também os alunos que ganharão experiência e também podem fortalecer seus vínculos com os pacientes”, explica o prefeito.