Alto Vale

Aprender sobre os animais que representam a fauna catarinense de uma forma divertida: esse é o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido em escolas municipais de Apiúna, Ibirama e Lontras. Através da parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e o Consórcio Empresarial Salto Pilão, que administra e opera a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, diversos brinquedos educativos começaram a ser entregues na última terça-feira (9) em Apiúna. Os alunos das escolas Padre Augustinho Voegerd e Capela São Pedro, localizadas no interior do município, foram os primeiros a serem beneficiados com a ação.

Cerca de mil brinquedos – conhecidos como dedoches – foram doados pela Fatma, que possuía os materiais em estoque e não estava os utilizando em nenhuma outra ação de educação ambiental. Além de representarem os animais da fauna catarinense como o gato do mato, gralha azul, puma, onça parda, anta e jacaré do papo amarelo, os dedoches também contam a história da diversidade dos bichos. “Através da parceria com a Fatma, buscamos auxiliar na busca pela preservação do meio ambiente, passando conhecimentos aos ‘pequenos’ para fazerem a sua parte pelo bem da natureza”, assinalou o Gerente da Usina Salto Pilão, Luis Cláudio Ribeiro.

De acordo com a orientadora pedagógica de Apiúna, Juliana Vanelli, além de entregarem os dedoches, representantes da Secretaria de Educação e da Usina Salto Pilão também conversaram com os alunos e até fizeram dinâmicas. Segundo ela, os brinquedos são destinados à crianças de cinco a nove anos, e serão essenciais para promover a conscientização ambiental em cada uma delas.

 

Cronograma

Apenas os municípios participantes foram definidos, e as próximas unidades escolares beneficiadas pela parceria ainda serão divulgadas. Na semana que vem, os alunos de Lontras já devem receber os brinquedos educativos, e na semana seguinte, é a vez dos estudantes de Ibirama ganharem o material, e também terem a chance de aprender brincando.

Para Juliana, parcerias como essa são fundamentais e ajudam a educar crianças de diversas escolas e municípios. Ainda segundo a orientadora pedagógica, a Usina Salto Pilão sempre promove atividades educativas na região. “Eles sempre têm atividades importantes e ajudam muito os professores trabalhando a conscientização. Eles estão sempre trabalhando com a fauna, flora e com a questão da água. Com certeza essa parceria é sempre importante e auxilia a educação dos três municípios que eles estão contemplando”, ressalta.

Carolina Ignaczuk


Imprudência nas pistas do Alto Vale