Alto Vale
Foto: Divulgação/ Prefeitura Encantado

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultora fez a distribuição em várias comunidades do interior do município de BTI, produto utilizado para o controle do borrachudo. Para iniciar a campanha, serão aplicados 100 litros de BTI que foram recebidos por doação pela Administração. Outros 400 litros já estão sendo adquiridos para dar sequência ao projeto de controle do inseto em todas as comunidades e no decorrer do ano.

A aplicação do produto ocorre em duas etapas e conta com a parceria dos agricultores. “Foram mapeados os locais para a aplicação, é entregue o produto para os agricultores que fazem a aplicação. Neste sábado (13), eles fizeram a primeira aplicação e depois de 15 dias farão a reaplicação do BTI, para dar efetividade ao combate”, explicou a Secretária de Agricultura Sandra Loffi Petry.

SOBRE O INSETO

O borrachudo se desenvolve em locais com luminosidade, com água corrente e com a presença de folhas, galhos, pedras e outros objetos e que tenham luminosidade. A fêmea do borrachudo põe de 250 a 400 ovos e o ciclo biológico é de 25 a 30 dias, variando conforme o clima, onde ser tornam adultos (que são os mosquitos).

A proliferação do borrachudo aumenta com o desequilíbrio ambiental influenciado pela quantidade de matéria orgânica na água através de dejetos humanos e de animais; pelo desmatamento, principalmente das matas ciliares, contribuindo para dispersão do inseto; uso inadequado de agrotóxicos, causando a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes, insetos e pássaros e poluição doméstica e industrial.