Alto Vale
Foto: Divulgação

Preocupada sempre em manter a população bem assistida, a Administração de Ituporanga por meio da Secretária de Saúde, tem realizado de forma constante capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde. Atualmente a cidade conta  com 59 agentes que visitam mensalmente os moradores e nesta semana o grupo se reuniu na Câmara de Vereadores para receber orientações .

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, é por meio dos Agentes de Saúde que muitas informações sobre os serviços realizados pela Secretaria da Saúde são repassadas, e por isso é necessária essa conversa constante com o grupo por meio de capacitações. “No encontro desta quarta foram repassadas informações sobre as atribuições dos agentes, horário de trabalho, preenchimento de relatório das visitas e qual o papel deles junto a comunidade”, explicou.

Nos próximos dias os Agentes de Saúde terão a disposição um curso online com orientações sobre a atualização do sistema que é utilizado por eles, para o repasse das informações. Segundo a secretária, com o acesso a internet as informações colhidas nas famílias são repassadas em tempo real para a Secretaria da Saúde. “Todos os Agentes de Saúde possuem um tablet e por meio desse equipamento são prestadas informações em tempo real, durante as vistas e essas informações já ficam armazenadas no sistema e os Postos de Saúde já recebem também as demandas de atendimento”, comenta.

Para o prefeito Gervásio Maciel, que também acompanhou o encontro na manhã desta quarta, os agentes de saúde são os olhos da Administração junto à comunidade. “Como eles passam todos os meses em todas as famílias para ver como está a situação em termos de saúde, eles conseguem identificar outras dificuldades que essas famílias possam ter, e essas demandas podem ser trazidas, para que possamos melhorar além da saúde a qualidade de vida da população”, explicou.