Alto Vale

Após administrar a Secretaria de Saúde de Agrolândia durante os quatro primeiros meses de seu mandato, o prefeito do município, Urbano José Dalcanale (PMDB), nomeou Manfred Grimm como o novo gestor da pasta na última quarta-feira (3). O atual secretário já é bem conhecido pela população, por conta do período em que esteve à frente da Secretaria de Obras da cidade, em 1999 e 2000, e pela sua atuação junto à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e ao Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev).

O secretário conta que está assumindo o desafio com o intuito de fortalecer a saúde do município. Para isso, entre as suas prioridades estão a reestruturação administrativa da pasta, o auxílio ao Hospital e Maternidade de Agrolândia e a inauguração do posto de saúde do bairro Três Barras.

“O setor de saúde já é um setor que está bastante deficitário, com dificuldades. Estamos tentando fazer com que as coisas se tornem mais fáceis para a nossa população”, ressalta.

Segundo Grimm, atualmente a maior prioridade de sua gestão é inaugurar o posto de saúde do bairro Três Barras, já que a unidade de saúde do Centro está sobrecarregada. “A gente quer ver se no início do segundo semestre a gente põe ele em atividade para escoar um pouquinho esse aglomero que está no posto de saúde do Centro”, ressalta. Além disso, o secretário adianta que o posto de saúde do Centro também será reestruturado, e deve sofrer algumas modificações no decorrer do ano.

A outra prioridade da pasta – e talvez seu maior desafio – está relacionada ao Hospital e Maternidade de Agrolândia, que atualmente possui um déficit de mais de R$ 800 mil. De acordo com o secretário, nessa semana deve acontecer uma reunião com a diretoria do hospital, para que as próximas ações sejam planejadas e o problema enfim resolvido. “Hoje a Prefeitura faz um repasse mensal de R$ 115 mil [para o hospital], isso é muito dinheiro para a Prefeitura. Hoje, se não fosse esse repasse o hospital poderia fechar as portas, não tem condições de sobreviver sem ele. Então, a gente vai se reunir com a diretoria e com o conselho do hospital essa semana para desenvolvermos essas ações”, explica Grimm.

Para o prefeito Dalcanale, Grimm fará um ótimo trabalho à frente da pasta e está preparado para suprir as demandas do setor no município. “Tenho certeza de que a escolha do Manfred é acertada, porque ele tem condições de colocar em prática as mudanças necessárias e realizar um ótimo trabalho para o atendimento aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, finaliza.

Carolina Ignaczuk


Gestão renova sistema administrativo de Rio do Campo

Dois homens são presos por matar jovem em Rio do Sul

Mais de 80% dos idosos já foram vacinados contra a gripe em Petrolândia