Alto Vale, Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

Com uma população estimada em 11 mil habitantes, Agrolândia é o município do Alto Vale que tem o maior número de candidatos a prefeito: são seis concorrentes ao cargo de chefe do Executivo. Já para assumir as nove vagas do poder Legislativo são 51 candidatos, e o número elevado de concorrentes abre espaço para discussões sobre a capacidade dos candidatos e sobre o exercício da democracia.

Entre os seis políticos no pleito está o comerciante Altair dos Santos que concorre a prefeitura com chapa pura pelo Democratas junto com o vereador Valdonei Eger. A dupla trabalha com o slogan “Novas ideias, novo futuro, uma nova Agrolândia!” e traz a promessa de discutir com os munícipes as ideias para mudança visando o crescimento do município.

Já o empresário Atilio Bogo concorre ao lado do agricultor Sandro Matheussi pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Os candidatos trabalham com o slogan “Mudar para crescer” e prometem oferecer muito trabalho e experiência para fazer Agrolândia crescer.

Pelo Partido Social Cristão (PSC) concorrem como prefeito Carlos Metzger e vice Renato Zilse. Os vendedores utilizam o slogan “Pela renovação” e prometem trabalhar pelo crescimento exponencial e desenvolvimento da Educação, Turismo, Indústria, Comércio e afins.

O agricultor Dalmiro Viscay e a servidora pública aposentada Carolina Floriano concorrem a prefeito e vice pelo Cidadania. A dupla trabalha com o slogan “Por uma Agrolândia mais justa, mais humana e feliz” e uma das promessas dos candidatos é acabar com as filas nos postos de saúde do município e implantar o agendamento on-line para consultas.

Já pelo Progressistas o bancário José Constante concorre a reeleição tendo como vice o eletricista Adilson Sieves. O slogan da dupla é “Experiência e renovação: Agrolândia pode mais”. A promessa dos candidatos é fazer com que o município volte a ser um dos melhores para se viver e uma das cidades que mais cresce no estado. Eles dizem ainda que contam com o apoio de lideranças nas esferas municipal, estadual e federal.

A única mulher candidata a prefeita em Agrolândia é a empresária Elke Schlichting da Silva (PSDB), que tem como vice o agricultor Tulio Ramos (PL). Os candidatos trabalham com o slogan “Agrolândia de todos” e uma das promessas da dupla é a melhoria nas estradas municipais com adequação dos espaços para circulação segura de motoristas, pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida.

Em 2016 a cidade contava com 7.793 eleitores aptos a votar.