Alto Vale

Manter as estradas de um município em ordem e trafegáveis é um trabalho muitas vezes árduo para uma gestão. Inúmeros fatores influenciam na manutenção e conservação das vias. O custo de toda esta operação – que não para nunca – costuma pesar nos cofres públicos, e a administração tem que buscar soluções para baratear as obras.

Pensando nisso, a Prefeitura de Agronômica iniciou uma tratativa com o Departamento Nacional de Produção Mineral, em Florianópolis, para poder explorar cascalheiras na região do Alto Vale. O prefeito Cesar Cunha se diz animado com o encontro e acredita em uma solução favorável ao município. “Tivemos uma conversa muito boa com os representantes na capital. Saímos da reunião bastante esperançosos. Se conseguirmos explorar as cascalheiras, nós vamos melhorar a estrutura do nosso Departamento de Obras. Essa conquista vai ser muito importante para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Agronômica possui uma grande extensão de estradas vicinais, contando com 136 quilômetros de estradas de chão e, somado a isso, os acessos de propriedades particulares em localidades rurais da cidade. Segundo o secretário de planejamento, Sérgio Rudolf, neste momento está em fase de levantamento a viabilidade econômica da exploração local, mas acredita-se que caso o cascalho seja obtido através desse convênio, será possível expandir e aprimorar os trabalhos já feitos em relação à malha rodoviária da cidade.

“Temos que avaliar agora os custos de toda essa operação, mas tudo o que você tem de matéria-prima disponível você economiza. Agora, tem todo o custo de exploração, como a questão de dinamitar o local, se será necessário ou não. Ainda, que tipo de material que existe ali, se é ardósia, se é basalto. Temos que ver também a questão ambiental, de como será feita a compensação do solo retirado dali”, explicou Sérgio.

Nas próximas semanas, a prefeitura deverá solicitar o laudo de um geólogo para analisar as condições de exploração de algumas cascalheiras do Alto Vale do Itajaí, e estima-se que dentro de dois meses essas questões já estejam concluídas.

Cascalho é essencial

O cascalho é matéria-prima essencial para que seja realizada a recuperação das estradas e para garantir o trânsito de veículos, acesso de moradores e escoamento da produção. Segundo a prefeitura, a exploração será muito importante para o município voltar a retirar as pedras e oferecer melhores serviços à população.

Airton Ramos