Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em breve Agronômica terá uma cancha de laço pública. A construção será feita no Parque de Eventos Roberto Westphal e tem como objetivo preservar a tradição gaúcha no município. A nova estrutura também seria utilizada para a prática de equoterapia beneficiando pacientes atendidos pela Associação Equovale.

O projeto contempla também uma área coberta para inscrição, narradores, juízes e bar. Além disso, o diferencial da cancha é que o corredor onde os laçadores aguardam sua vez, será todo coberto proporcionando maior qualidade, principalmente pela proteção quanto ao sol e chuvas. “A nova estrutura promete ser uma das melhores da 11ª Região Tradicionalista, que compreende todo o Alto Vale do Itajaí. Toda a madeira a ser utilizada será em madeira tratada”, comenta o engenheiro responsável pelo projeto, Walter Dalpiaz Junior.

A intenção é fomentar a tradição gaúcha, principalmente o Laço Comprido que é um dos esportes que vem crescendo nos últimos anos na região. Outra finalidade é que o corredor coberto poderá ser usado por outras atividades.

O prefeito de Agronômica, César Cunha, ressalta que o projeto foi elaborado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e levou em conta sugestão de pessoas que são envolvidas nesse segmento. “É um projeto muito bom, muito bem elaborado e juntamente com essa cacha de laço, com o evento do rodeio, vamos utilizar também para a equoterapia, por isso tem uma parte que será coberta, para poder usar mesmo em dias de chuva”, disse.

A presidente da Associação Equovale, Ivonete Sens Bento da Silva, comenta que hoje a entidade atende pessoas de todo o Alto Vale e que um espaço coberto seria o ideal para garantir que a equoterapia seja realizada independe das condições climáticas. “Hoje estamos em um espaço maravilhoso cedido em Rio do Sul, mas não é coberto, então em dias de chuva ou em dias muito quentes temos que cancelar a equoterapia porque são pessoas mais frágeis. Ficamos muito felizes com a possibilidade de utilizar esse novo espaço que facilitaria também para as pessoas dos municípios vizinhos”, disse.

O prefeito ressalta ainda que estrutura é muito importante e era um pedido antigo da comunidade. “Tenho certeza que será um sucesso. É uma inspiração, uma cobrança de várias pessoas e que com recurso do nosso deputado federal Darci de Matos vamos poder realizar”, completa.

De acordo com a administração, a obra deve começar nos próximos dias e o objetivo é concluir a nova estrutura até fevereiro de 2022. A intenção seria realizar a inauguração durante a próxima edição da Ferroz, caso seja possível fazer o evento em virtude da pandemia.