Alto Vale
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Mais de um mês após a enxurrada que atingiu o Alto Vale, no município de Presidente Getúlio os trabalhos ainda são de limpeza e reconstrução. Até o momento os moradores puderam contar com a solidariedade de milhares de pessoas de diversas cidades da região e de todo o estado, essa solidariedade agora começa a ser retribuída pelos getulienses, em José Boiteux diversas aldeias indígenas receberam doações de roupas da cidade que teve 18 mortos depois do temporal.

Três caminhões e cerca de mil famílias beneficiadas. As doações feitas pela Assistência Social de Presidente Getúlio para José Boiteux foram encaminhadas para as aldeias Pavão, Palmeira e Plipatol, além de Canharana e da Comunidade Cafuza. De acordo com a secretária de Assistência Social de José Boiteux, Cristiane Amarante, a administração do município ficou muito feliz com a oferta, já que as doações vão ajudar muitas famílias que realmente precisam. “Em Presidente Getúlio eles ganharam uma doação muito grande e precisavam desocupar os espaços escolares, então me ligaram e pediram se a gente tinha interesse nessas roupas, em fazer essa doação, aí remanejaram pra cá e a gente doou para as aldeias”, explica.

Cristiane conta que todas as doações foram entregues para líderes ou para entidades, que se responsabilizaram pela distribuição. “Em algumas aldeias foram entregues para uma entidade religiosa, que se comprometeram a distribuir para a comunidade e em outras foram entregues diretamente ao cacique”, completa.

Em Presidente Getúlio o prejuízo público calculado pela prefeitura hoje chega a R$ 26 milhões e a cidade ainda procura formas de se recuperar, mas segundo Cristiane nada impediu o município de ajudar outras comunidades necessitadas. “Foi uma solidariedade da parte deles e mostrou que o povo é muito solidário pois houve tanta doação que eles não conseguiram distribuir para a população de lá e acabaram trazendo para José Boiteux para a população mais carente. Na verdade eles poderiam estocar essas roupas mas eles pensaram ainda mesmo no momento difícil que eles estão, em beneficiar a nossa população”, avalia.

O secretário de Assistência Social de Presidente Getúlio, Vanderlei Poffo, explica que as doações estão sendo feitas através de parcerias e buscando aqueles que mais precisam. “O município recebeu muitas doações de roupas, e as pessoas estão sendo atendidas ainda devido a grande demanda de doações, a Secretaria de Assistência Social em parceria com outros municípios vizinhos, está doando também, um gesto de solidariedade para os que também precisam”, finaliza.