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Foto: Rafaela Correa

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Os serviços de teleatendimentos na Saúde estão crescendo em Santa Catarina. Em Rio do Sul não é diferente, o Alô Saúde, que consiste em atendimentos telefônicos gratuitos, também tiveram um aumento significativo, são em média 1.200 atendimentos por mês e o número pode ser um reflexo do crescimento de casos de gripe e covid-19.

Para a secretária de Saúde de Rio do Sul, Roberta Hochleitner, a demanda tem aumentado nos últimos dias através do serviço. Além disso, ela avalia positivamente o programa.

“A procura tem sido bem significativa. O atendimento do Alô Saúde em Rio do Sul é um atendimento pré-clínico, todo feito por técnicos e enfermeiros. A ligação é gratuita, são sete dias por semana, 24 horas por dia e pudemos observar melhorias até nas próprias ligações da Secretaria, tinha momentos que chegava a congestionar a central telefônica e a gente observou que isso diminuiu notoriamente depois do Alô Saúde”, comenta.

Roberta ainda afirma que no Alô Saúde os atendimentos são rápidos e feitos por pessoas capacitadas. “Eu já testei e ainda testamos semanalmente para ver como estão os atendimentos, é rápido. Eu levei menos de um minuto para ser atendida e em momento algum é gravação, são pessoas capacitadas que estão no outro lado da linha. São técnicos e enfermeiros preparados, especialmente para a Saúde de Rio do Sul”, explica.

Questionada sobre o possível motivo do aumento da procura, ela afirma que pode ter a ver com o crescimento nos casos de covid-19 e gripe, mas também pode ser em razão da divulgação do serviço. “Além disso, pode ter relação com a divulgação para a população, pois é um serviço novo em nível de alto vale”, avalia. Para ter acesso ao serviço de Saúde basta ligar no número 0800 888 3090.

Ampliação de atendimentos

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul também ampliou o horário de atendimento do Centro de Triagem Covid-19, na tenda da UPA 24h, por causa do crescente número de pessoas com sintomas de coronavírus ou gripe. Desde o dia 4 de janeiro, a tenda está aberta das 8h às 22h durante a semana e até 20h nos finais de semana ou feriados.

Por conta da demanda, o Centro de Atenção Farmacêutica (CAF), também está aberto aos sábados e domingos, das 12h às 18h. A alteração é para facilitar o acesso da comunidade a medicamentos em dias que habitualmente o local estava fechado e há menos farmácias comerciais em funcionamento. De segunda a sexta-feira, o CAF está aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quando foi lançado o Alô Saúde?

O novo serviço entrou em funcionamento no dia 14 de outubro. Trata-se de uma nova forma de atendimento pré-clínico através do telefone, chat on-line e chamadas de vídeos pelo aplicativo ou site com atendimento 24 horas e sete dias por semana.

De acordo com a secretária de Saúde, desde o início o objetivo é oferecer o primeiro acesso à saúde para toda a população do município com cadastro ativo no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento à distância e dando suporte para as unidades de saúde que realizam o atendimento presencial.