Alto Vale
Foto: Arquivo DAV

Nesta semana o Governo do estado anunciou a chamada de novos policiais militares e civis para compor o efetivo da Segurança Pública de Santa Catarina. Em todo o estado serão 35 oficiais e 500 praças para a Polícia Militar. Já a Polícia Civil será reforçada com 104 agentes e 68 escrivães.  Os oficiais militares serão chamados de forma imediata, os praças, agentes e escrivães serão convocados em dezembro, com início da formação previsto para janeiro de 2021.

De acordo com o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul (BPM), tenente-coronel, Renato Abreu, para a região do Alto Vale serão encaminhados no mínimo 29 agentes. “O 13º Batalhão e todos os batalhões do estado ficam bastante ansiosos e contentes com essa notícia, pois serão novos policiais militares que depois de formados serão distribuídos para reforçar ainda mais a polícia em todos os municípios de Santa Catarina. Já nesse ano nós teremos um aporte de no mínimo 29 policiais aqui para o Alto Vale, obviamente que a gente espera que venham mais, até pela necessidade que o Alto Vale tem de reforçar e atualizar seu efetivo pois naturalmente todos os meses a gente vem perdendo policiais para a reserva remunerada.”, relata.

Todos os policiais convocados foram aprovados em concursos públicos realizados nos anos anteriores, e todos os municípios de Santa Catarina irão receber no mínimo um policial, sendo 295 policiais encaminhados para 295 diferentes municípios, e os 205 restantes serão distribuídos para os municípios com maior necessidade.

O comandante do 13º BPM ainda diz que o reforço no efetivo deve garantir mais qualidade no atendimento da PM na região. “Quanto mais policiais militares vierem para cá obviamente nós teremos uma qualidade maior, uma segurança maior para o nosso policial e consequentemente para nossa comunidade, então a gente espera essa vinda para garantir ainda mais qualidade no atendimento à população”, finaliza.