Alto Vale
Foto: Divulgação - Orquestra Sinfônica de Santa Catarina se apresenta hoje em Lontras

Diversos municípios do Alto Vale têm a abertura do Natal marcada para esta sexta-feira (1º) e sábado (2). Em Lontras, o evento que dá início às comemorações de fim de ano contará com a presença da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, que se apresenta hoje, às 21h, na Praça da Amizade. Além do espetáculo inédito, também haverá desfile dos alunos da rede municipal e estadual, apresentações culturais, chegada do Papai Noel, sorteio de brindes e show com a Família Carvalho.

De acordo com o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lontras, Valmor Zandonai, houve um grande esforço do município para viabilizar o show com a Orquestra Sinfônica do estado. “Há muito tempo conheço e admiro o trabalho da Orquestra Sinfônica sob o comando do maestro José Nilo Valle, e agora estamos realizando este sonho”, conta Zandonai.

Já o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, José Nilo Valle, ressaltou a importância de se apresentar em cidades que ainda não receberam o espetáculo. “O mundo será salvo pela arte, pela música, pela cultura, incutir isto dentro do seio da família é fundamental”, declara Valle.

Salete

Foto: Divulgação – Em Salete, a abertura do Natal acontece nesta sexta-feira

Em Salete, a abertura do Natal Fraterno acontecerá nesta sexta-feira (1º), às 19h30, na Praça Raimundo Tamanini. O evento será marcado pelas apresentações da Fanfarra Municipal, Meninas Cantoras de Salete, músicas de talentos locais, show com Baby, Marcelinho e os Bhoemios, distribuição de algodão doce e chegada do Papai Noel.

A programação especial vai até o dia 23 de dezembro, e inclui uma série de atividades. De acordo com a prefeita de Salete, Solange Schlichting, todos os detalhes do Natal Fraterno foram pensados com muito carinho pela organização do evento. “Com certeza a decoração vai encantar, contudo nossa intenção não é trazer tanto apreço pela coisa material, mas sim para o lado humano, o amor entre as pessoas. A solidariedade, o respeito e a caridade são essências do Natal Fraterno. Em vários dias teremos cultos de diferentes manifestações religiosas, atividades de convivência, de qualidade de vida e valorização da nossa gente, da criança até o idoso”, destacou a prefeita.

Trombudo Central

A programação das festas de fim de ano em Trombudo Central também inicia nesta sexta-feira (1º) e vai até o dia 23 de dezembro. As luzes de Natal serão acesas às 20h, no Centro da cidade. Também haverá o tradicional passeio de lanternas com saída da Igreja Luterana, apresentações de dança e música, sorteio do concurso da garrafa PET e chegada do Papai Noel. “Para fechar a noite com chave de ouro, o Papai Noel vai chegar para dar um brilho ainda mais especial na primeira noite iluminada no município”, destacou a prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner.

Presidente Getúlio

A abertura oficial do Natal acontece nesta sexta-feira (1º) em Presidente Getúlio. O evento será realizado na Praça Otto Müller, no Centro da cidade, a partir das 20h. Na ocasião, as luzes espalhadas pelas ruas e pela casa do Papai Noel serão acesas. Também haverá desfile natalino, chegada do bom velhinho e apresentação com a Banda Municipal. A programação se estende até o dia 31 de dezembro.

Presidente Nereu

Já em Presidente Nereu, o início das festividades de fim de ano será marcado por diversas apresentações culturais, abertura da casa do Papai Noel, feira de artesanato, exposição de pintura, brinquedos para as crianças e chegada do bom velhinho. A programação inicia neste sábado (2), a partir das 20h, no Centro Social João Voltolini.

Carolina Ignaczuk