Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Se perder alguém querido para covid é difícil de superar, imagine ter que conviver diariamente com superlotação, aumento da carga de trabalho e ainda, apesar de todo esforço para salvar vidas, com a morte diária de pacientes causada por complicações da doença. Essa tem sido a realidade dos profissionais da saúde em todo país. Nesta sexta-feira (4) alguns deles foram homenageados no Alto Vale através de cartas escritas por alunos da Escola de Educação Fundamental Professor Paul Richard Eltermann de Dona Emma.

A entrega dos textos de agradecimento ao esforço de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores, foi realizada pela direção e alguns professores da instituição que estiveram na Unidade Integrada de Saúde Mário Frare, no Centro de Dona Emma, e também no Hospital Dr. Waldomiro Colautti em Ibirama. As cartas com mensagens positivas estavam acompanhas de um doce.

O secretário de Saúde de Dona Emma, falou em nome dos profissionais homenageados e elogiou a iniciativa.  “Os alunos sabendo da importância do trabalho dos profissionais da saúde se mostraram interessados em fazer essa homenagem e para nós que estamos na linha de frente sempre é um ato muito significativo, um gesto muito bonito”, disse.

Ele destacou ainda o esforço dos profissionais para manter os atendimentos e ainda garantir a vacinação imediata de todos os grupos à medida que as doses chegam ao município. “Tem sido um período de muito esforço para todos. Além de atender covid agora temos a questão de vacinação, mas para nós que colocamos nossas vidas em risco e a das nossas famílias as cartas vindo de crianças têm muito valor, são coisas que vêm do coração mesmo e todos ficaram muito contentes e emocionados”, finaliza.

O diretor da escola, Waldir Fritz Batista, diz que a entrega é a finalização de um projeto sobre o coronavírus que envolveu todos os professores e estudantes e que o dia foi de grande emoção. “Cada aluno fez uma cartinha e juntamente com ela entregamos um doce feito pelo corpo docente da escola. Fomos muito bem recebidos por todos os profissionais  e sentimos neles uma emoção de estarem sempre reconhecidos por esse trabalho tão árduo e difícil que eles estão enfrentando nesse momento. Foi um gesto pequeno, mas que para eles representou bastante”, afirmou.