Educação

Reportagem: Helena Marquardt

Em breve os alunos das escolas municipais de Laurentino terão o acesso a internet facilitado e a tecnologia deve ajudar no processo pedagógico assim que as aulas presenciais forem retomadas. É que a cidade foi contemplada no programa Educação Conectada do Governo Federal que disponibiliza internet gratuita de qualidade para todas as unidades.

A secretária de Educação de Laurentino, Nélida Giane Lazzari, explica que nesse momento eles estão fazendo a compra de todos os equipamentos necessários. “É um projeto que nos inscrevemos no ano passado, mas agora fomos contemplados. Nele o Governo paga para que a escola tenha uma internet de alta qualidade. Nossa intenção é manter a internet atual e disponibilizar essa outra que será instalada para que os alunos possam fazer pesquisas e os professores um melhor planejamento. Que todos possam utilizar como ferramenta pedagógica para melhorar ainda mais o ensino”, disse.

O programa vai beneficiar três centros de Educação Infantil e uma escola que juntos atendem cerca de mil estudantes. O município não precisará fazer nenhum investimento na compra dos equipamentos ou serviços. “Sabemos que a internet hoje é fundamental e assim que os alunos retornarem estaremos com tudo pronto para disponibilizar esse nova ferramenta totalmente gratuita, não precisaremos fazer nenhum investimento, apenas a adesão”, completa.

A diretora da Escola Municipal Honorata Stédile, Rúbia da Silva Baldo, afirma que além de fornecer a internet de alta qualidade, o programa disponibiliza formação a professores e gestores da Educação Básica para que eles possam promover e fomentar a inovação tecnológica no ambiente virtual. “Esta é uma realidade que precisa fazer parte também das salas de aula pois a tecnologia está cada vez mais se revelando um instrumento eficaz para conquistar equidade no acesso ao estudo, contemporaneidade no aprendizado e melhorias na gestão das redes educacionais”, ressalta.

A gestora afirmou ainda que o potencial da tecnologia em favor da educação só é concretizado integrando quatro dimensões: visão estratégica, competências de gestores e professores, acesso e qualidade de recursos digitais e infraestrutura e destacou que as tecnologias tem impactado nas relações pessoais, sociais e econômicas de forma muito dinâmica. “Desta forma somos obrigados a adaptar nossas vidas a era da informação e conhecimento. Os estudantes terão um ensino mais ativo, tendo a oportunidade de protagonizar e experimentar o conhecimento considerando as constantes mudanças que estamos vivenciando devido a rápida globalização e conexão do mundo pelos meios digitais”, finaliza.