Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) do campus de Rio do Sul estão trabalhando em um projeto de pesquisa em um pomar da instituição. Ao todo são cultivadas 10 variedades da fruta para avaliar a qualidade e como cada uma se desenvolve em relação ao solo e clima.

O projeto faz parte de uma parceria entre o Instituto e a Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O estudante de Agronomia, Tiago Arndt, comenta que o trabalho já foi iniciado há quase cinco anos para conseguir, além de um bom resultado, boa qualidade, descobrir as melhores formas de cultivo e manejo.

“No pomar foram plantadas 10 variedades diferentes de uva e nela são avaliadas características de adaptação climática na região, adaptação relacionada ao clima e solo, os diferentes tipos de desenvolvimento para ver qual se adapta melhor. Com isso são avaliados aspectos de manejo e indução de brotação das gemas, são aplicados quatro tipos de tratamento para superar a dormência da videira e ver qual é mais efetiva para que se faça a superação”, explica.

Atualmente o pomar está em fase de produção e entre o mês de dezembro e fevereiro é feita a colheita de forma escalonada, respeitando o tempo de cultivo de cada uma das variedades.

“Esse pomar já está em fase de produção, já foi implantado há cinco anos e está sendo avaliada a característica e a qualidade do fruto. Na época de colheita, entre dezembro e fevereiro, devido as cultivares do pomar, a colheita é escalonada porque a maturação ocorre em épocas diferentes. São retirados cachos de cada tratamento para avaliação em laboratório de fisiologia vegetal da unidade”, revela.

Ele ainda revela que o pomar recebe atividades de pesquisa, ensino e extensão, onde o ensino envolveria a parte das aulas com alunos do Instituto, e extensão seria uma forma de expandir os resultados para a sociedade.

Ele agradece ainda aos envolvidos no projeto, a aluna Bruna Petry, o professor e orientador Cláudio Keske e o auxílio de tratos culturais Marcelo Foster.