Educação
Divulgação

 

O esforço e a dedicação de alunos do Alto Vale foram reconhecidos durante a fase regional do torneio de robótica da First Lego League (FLL), realizada nos dias 07 e 08 de fevereiro, em Jaraguá do Sul. Isso porque as equipes formadas por alunos de Rio do Sul, Atalanta e Pouso Redondo conquistaram quatro títulos com destaque para o grupo Little Builders, formado por estudantes do Sesi de Rio do Sul, que conquistou o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação e irá disputar a etapa nacional em São Paulo entre os dias 6 e 8 de março.

 

O evento em Jaraguá do Sul reuniu cerca de 1,5 mil pessoas. Além dos rio-sulenses, também se classificaram para a etapa nacional as equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Blumenau e Brusque. A etapa nacional da First Lego League irá reunir 100 equipes de todo país que disputarão vaga para a etapa internacional.

 

A equipe Little Builders, de Rio do Sul, conquistou o primeiro lugar com um projeto sustentável e inteligente para identificação de vagas de estacionamento na cidade. O grupo chegou a construir uma maquete, onde mostram em tempo real como funciona o aplicativo de processamento de imagens, que com ajuda de um drone informa para o usuário onde há vagas de estacionamento livres.

 

De acordo supervisor de Educação Contraturno Maker do Sesi, David Jones Treis, a região foi muito bem representada no torneio.

“Das 36 equipes presentes, vindas de escolas particulares, públicas e da rede Sesi/Senai, oito eram do Alto Vale do Itajaí. Ou seja, nossa região representou quase 25% dos participantes, o que demonstra como a robótica tem sido uma grande aliada numa educação inovadora”, afirmou.

 

Prêmio dos Juízes

 

Além da equipe Little Builders do Sesi de Rio do Sul, outras escolas do Alto Vale foram premiadas na fase regional do torneio de robótica da First Lego League. A equipe Robotic Tropers Alfa, da Escola de Educação Básica Professora Anari Margarida Voltolini, de Pouso Redondo, foi destaque nas categorias Apresentação e Prêmio dos Juízes. As duas equipes de Atalanta, Guardiões da Robótica representada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde e Atalantec da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp, também foram agraciadas com o Prêmio dos Juízes que é direcionado aos grupos que participaram pela primeira vez do torneio.

 

Conforme a professora responsável pela Vila Gropp, Scheila Daniele Henning, as oficinas de robótica estão sendo realizadas há cerca de três anos na unidade e os resultados são significativos para o aprendizado dos alunos.

“Objetivo principal do torneio vai muito além de uma competição. O torneio tem como intuito o desenvolvimento dos alunos”, completa.