Cidade
Foto: Divulgação

Com um projeto através de um contêiner delivery, a equipe rio-sulense ‘Rio Bots’ formado por três alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), garantiu classificação para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, realizado pelo Sesi. A etapa estadual, que reuniu 37 equipes, foi realizada no fim de semana em Criciúma.

Com o resultado, o grupo formado pelos alunos Matheus Jochem, Hosner Jean Baptiste e Stefany Schneider da Silva e coordenado pelo professor Diego Jacomini, vai participar da competição nacional entre os dias 27 a 29 de maio, no Parque Ibirapuera em São Paulo. Além da equipe Rio Bots, Rio do Sul teve outros dois grupos participando, sendo que um deles, a Los Titãs, ficou como suplente para etapa nacional.

O projeto da Rio Bots é um contêiner delivery, ou um braço robótico, que armazena as encomendas dos clientes que não estão em suas residências no momento da entrega, conquistando a sexta colocação geral e o segundo lugar no desempenho do robô.

O professor Diego Jacomini, que coordena as aulas na Escola Modelo Ella Kurth, ressaltou a conquista da inédita vaga, destacando os diferenciais do projeto na formação de conhecimento e ideias na área de robótica.

“O resultado é muito importante para nós todos envolvidos no projeto, muito pelo desempenho dos alunos que realizam as atividades no contra turno escolar. Agora vamos aprimorar o projeto classificado e continuar trabalhando em diferenciais, já que este projeto envolve inovação, trabalho em equipe, solução de problemas e pensamento crítico das nossas crianças”, comentou.