Alto Vale
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação (ANAC) publicou no diário Oficial da União na terça-feira (17), portaria que homologa a operação 24 horas do Aeroporto Regional Helmuth Baungartem, em Lontras. Com a liberação, ficam autorizados pousos e decolagens em qualquer horário, possibilitando assim a expansão das atividades. A novidade possibilita maior facilidade para receber voos de táxi-aéreo, aeronaves particulares e os transportes de saúde, como pacientes e órgãos para transplante.

Este é o primeiro aeroporto do Vale do Itajaí que tem essa operação homologada. A liberação era aguardada há alguns meses após visita técnica realizada por técnicos da Anac no local, além de sobrevoarem a cidade verificando normas de segurança de aviação aérea.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, comemorou a homologação, lembrando que há outros investimentos programados para o local que será referência para o desenvolvimento do Alto Vale.

“O Aeroporto é uma alternativa moderna e sustentável que futuramente vai incidir em empregos e novos negócios na região, beneficiando diretamente nossa população. Agora vamos colocar em pauta novos projetos, como mais investimentos, manutenção, operação e a concessão para uma empresa aérea que tenha experiência e possa explorar e ampliar o local ainda mais”, detalhou.

A Prefeitura de Rio do Sul investiu cerca de R$ 1,4 milhão nas obras de balizamento noturno, onde diversas melhorias foram feitas, como inclusão de luzes na cabeceira e fim de pista, farol de aeródromo, indicadores de pista, sinalização horizontal e posição de espera de pista de pouso e decolagem.

Além de possibilitar pousos e decolagens noturnos e transporte de pacientes ou de órgãos, além dos voos em qualquer hora do dia, a estrutura também está mais moderna, permitindo que pilotos possam fazer o acionamento das luzes de led através das próprias aeronaves.