Alto Vale
Foto: Arquivo/DAV

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Hospital Annegret Neitzke, em Pouso Redondo, está organizando mais uma vez, um mutirão para realização de cirurgias de Catarata. Interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do município onde residem para saber mais sobre o mutirão e os municípios devem fazer a pactuação com a unidade.

O presidente da unidade, Carlos Zanella, explica que a unidade já possui um longo histórico na realização desse tipo de cirurgia e que este ano o mutirão está sendo organizado novamente. “Estamos articulando um novo mutirão de Catarata, que deve acontecer na segunda quinzena do mês de março. Já estamos divulgando para as prefeituras se prepararem com a lista de pacientes que serão encaminhados ao nosso hospital para fazer os procedimentos”, esclarece.

Os procedimentos não possuem custo para as pessoas ou municípios, tudo é pago exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Zanella ainda destaca que os serviços são prestados por uma empresa que presta serviços ao Hospital desde 2018 e que vem dando certo.
Pessoas interessadas em participar precisam, além de ter o diagnóstico médico, procurar a Secretaria de Saúde do município em que reside e buscar mais informações. Já os municípios precisam fazer a pactuação com a unidade.

“Para participar dos mutirões para cirurgias de Catarata, Pterígio, YAG Laser, precisam do diagnóstico, procurar uma consulta na Secretaria de Saúde dos municípios e as Secretarias precisam fazer a pactuação, mudar a PPI para o município de Pouso Redondo, para que os pacientes possam ser encaminhados conforme agenda para a execução das cirurgias”, comenta.

Em quatro anos, de 2018 a 2021, o Hospital Annegret Neitzke, já realizou quase cinco mil cirurgias oftalmológicas de pessoas de toda a região. A mais procurada é a de Catarata com 3.688 procedimentos feitos. A segunda mais comum é a de Pterígio com 840 procedimentos. Na sequência o Recobrimento Conjuntival com 236, Reconstituição de Fórnix com 72 e YAG Laser com 67 procedimentos.

O que é a catarata?

A Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença faz com que a pessoa sofra com a perda do foco da visão em diferentes distâncias. Os riscos de desenvolver a doença são maiores conforme a idade. Já o Yag Laser é um procedimento que funciona como uma limpeza da cirurgia de catarata. “Uma pessoa que já fez a cirurgia uma vez, com o tempo a visão vai piorando novamente e aí é necessário fazer uma espécie de higienização da lente para melhorar novamente”, explica Zanella.