Alto Vale, Destaque
Foto Helena Marquardt

Reportagem Helena Marquardt/ DAV

Diante das medidas adotadas para prevenção do coronavírus em todo o estado, a Associação Protetora dos Animais Desamparados (Apad) fez um apelo nas redes sociais para que a população não deixe os animais de rua morrerem da fome e os proprietários não abandonem os animais como já vem acontecendo no Alto Vale.

O presidente da ONG, Jailson Losi , afirma que o momento exige  a colaboração de todos que gostam de animais. “Estamos passando por uma crise sem precedentes e queremos pedir auxilio para a comunidade porque muitos animais de rua eram tratados no comercio ou em locais de movimento e hoje estão perambulando pelas ruas com fome porque as portas estão fechadas. Então pedimos que as pessoas coloquem um pote de água e ração na frente das suas casas, sem precisar se expor ou sair na rua, só isso vai ajudar muito. Não deixem os animais morrerem da fome”, disse.

Ele também chamou a atenção de todos para a informação de que os animais domésticos não transmitem o vírus responsável pela Covid-19, conforme orientação da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outras autoridades. “Então não se apavorem, não se livrem dos seus animais porque acham que ele vai transmitir a doença, isso não é verdade”, completa.

Losi relata ainda que muitos estão aproveitando a pandemia para abandonar os animais e pede que a comunidade denuncie situações como essa, que são consideradas crime. “Mesmo no isolamento se você ver um abandono denuncie, tente produzir uma prova com um vídeo por exemplo, e denuncie para a polícia”, finaliza.