Alto Vale
Foto: APAE - O lucro do evento será investido na ampliação de uma sala para instalação do Pedia Suit

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ituporanga realiza no sábado (28) a primeira Cavalgada Amigos da APAE. O evento ocorre no Parque da Cebola e deverá contar com a participação de cavaleiros e visitantes de diversos municípios da região. O objetivo é arrecadar recursos para a ampliação de salas de aula.

A Apae de Ituporanga atende 80 alunos, a maioria de Ituporanga e outros dos municípios de Chapadão do Lageado e Petrolândia. A equipe é formada por 21 funcionários, entre professores, merendeiras, auxiliar de limpeza e motorista, além de uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, médico, psiquiatra e fonoaudiólogo.

De acordo com o presidente da entidade, José Azildo Capistrano, o espaço precisa ser ampliado para garantir melhores condições de atendimento aos alunos. A maior dificuldade é relativa ao uso de um equipamento chamado Pedia Suit, que necessita de um espaço de pelo menos 30 metros quadrados para ser utilizado.

O aparelho foi cedido à APAE de Ituporanga pela Federação Nacional das APAES. “É um importante equipamento que poderá auxiliar nossos alunos a aprender a caminhar. Infelizmente, não temos espaço físico para essa finalidade”, explica.

Após uma conversa entre amigos, Capistrano sugeriu a organização da 1ª Cavalgada da APAE, com o objetivo de arrecadar recursos para esse fim.

Programação

Entre as contribuições que podem ser dadas para o sucesso do evento, o presidente da entidade destaca o trabalho voluntário. “Pessoas que fizeram o curso de manipulação de alimentos e que puderem nos ajudar, podem passar na secretaria da APAE e deixar o telefone para contato”, explica.

Outra forma de contribuição é a aquisição de números referentes a uma Ação Entre Amigos que será realizada. As cartelas estão disponíveis com os cavaleiros e também na secretaria da entidade.

Os prêmios são uma carretinha para transporte de animais, uma novilha de oito arrobas, uma quantia em dinheiro e um violão autografado pelos sertanejos Leonardo e Eduardo Costa.

De acordo com o organizador da cavalgada, José Adélcio Frutuoso, o grupo de cavaleiros se colocou à disposição para auxiliar na organização do evento. “É uma cavalgada beneficente, portanto, é nossa contribuição para essa instituição tão importante”, revela.

A Cavalgada tem início às 6h30. A concentração será no Parque da Cebola. Para os visitantes de outros municípios, será disponibilizada área de camping. “Precisamos estar cientes que essa estrutura será para os cavaleiros. O acampamento é dos cavaleiros. Quem não estiver incluído no evento não poderá ficar no parque”, adverte.

A programação compreende também uma homenagem aos 36 anos da APAE de Ituporanga, às 10h, costela fogo de chão com música ao vivo, ao meio-dia, e sorteio de prêmio a partir das 14h. “Os cartões para o almoço podem ser adquiridos na secretaria da entidade, ao lado do Hospital Bom Jesus”, conta o presidente.

A APAE de Ituporanga recebe uma contribuição financeira do governo do estado através do pagamento dos professores. As demais despesas saem do caixa da entidade. “Alcançamos esses recursos através de doação, através de campanhas como pedágio da APAE, rifa APAE Noel, doações de particulares e também dos três municípios que são atendidos por meio de convênios.

Adriane Rengel e Rafael Beling