Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A paixão pela Polícia Militar despertou a criatividade de Alexandre Gonzaga, de Joinville. Após conhecer a coleção de carros de polícia de um amigo, ele começou a criar miniaturas de viaturas da PM para vender. Em quatro meses ele já comercializou quase 100 unidades de seis e 12 centímetros. Entre os compradores estão policiais da região do Alto Vale e até lideranças estaduais.

Alexandre é filho de um policial militar. Ele conta que passou toda a infância em contato com o trabalho do pai, o que fez com que aprendesse a gostar da PM. “Minha infância foi no 8ºBPM, em Joinville, me envolvi muito e amo a Polícia Militar, por isso resolvi começar esse trabalho”, afirma.
Ele explica que teve a ideia de passar a confeccionar as miniaturas depois de ver a coleção de um amigo. Desde então ele começou a caprichar nos carros e hoje produz 36 modelos diferentes. “As miniaturas eu comecei a fazer faz uns quatro meses, quando visitei um coronel. Ele tinha uma coleção grande e como eu me criei na Polícia Militar, comecei a fazer e os próprios policiais começaram a me procurar querendo comprar. Já vendi para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, sub comandante-geral, comandante da Casa Militar e alguns comandantes das regiões de SC ”, comenta.

Gonzaga já vendeu 96 miniaturas. O trabalho é demorado e são em média quatro dias para fazer cada uma. “O tempo é de cerca de 4 dias dependendo do clima porque a tinta automotiva que uso precisa secar. Para fazer a entrega são 15 dias”.

De acordo com o sargento Volnei da 4ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar, que comprou três miniaturas do Alexandre, o resultado fica bem semelhante às viaturas reais. “O trabalho dele foi compartilhado em grupos de whatsapp da região dele e que eu participo, fiz contato com ele, que mandou os modelos pelo whatsapp, achei bonito, padrão, original, e comprei três modelos. Um Fusca, uma Rural modelo antigo, anos 1950 e um Santana. Pretendo adquirir mais alguns porque o trabalho dele é muito personalizado, fica muito original. Hoje ele já tem até páginas e faz um trabalho muito bom, se dedica ao ofício”, avalia.

Entre os municípios em que Alexandre já vendeu estão, Rio do Sul, Ituporanga, Blumenau, Joinville, Criciúma, Garuva, Imbituba, Florianópolis, Caçador, Porto Belo, Itapema, Araranguá, São José, Itajaí, Lages, Campos Novos e Braço do Norte.

Os valores das miniaturas, variam entre R$170 e R$ 200. Todas as peças são feitas em ferro e tinta automotiva e são enviadas para todo o estado. Para adquirir é só entrar em contato pelo whatsapp, no número (047) 9 99163-3594 ou pelo instagram “Miniaturas Gonzaga”.