Variedades
Divulgação - A banda se destaca pelo figurino e pelo som que remete ao garage, surf, punk e psicodélico

De Rio do Sul para o palco de um dos maiores festivais culturais do Brasil. A Apicultores Clandestinos é uma das bandas confirmadíssimas para o Psicodália 2018, que neste ano rola entre 9 e 14 de fevereiro, na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, SC. A banda dividirá o lineup do festival com nomes como Jorge Ben, Zé Ramalho, a setentista Tutti Frutti e Mundo Livre S/A.

A banda, formada em 2007 conta com quatro integrantes que se dividem entre a apicultura e a música. Perseguidos pelo Conselho Regional de Apicultura tocam com roupas de apicultor e utilizam codinomes para que as identidades não saiam da clandestinidade. São simpatizantes do faça você mesmo, fazem um som que remete ao garage/surf/punk/psicodélico e testam vários ruídos e improvisos durante as apresentações.

Desde 2007, a banda toca em várias cidades e estados como RS, SC, RJ e SP além de ter feito uma turnê no Chile em 2012. Tocou em vários festivais pelo Brasil e se apresentará pela terceira vez no Psicodália. Também teve o privilégio de dividir o palco com bandas de várias partes do Brasil e também dos Estados Unidos, Alemanha, Uruguai, Argentina e Chile.

A banda conta com dois discos de estúdio (2008 e 2015) além de um disco ao vivo (2014) e participação em diversas coletâneas no Brasil e no exterior. Para esta edição do Psicodália a banda traz novas canções no repertório bem como mel e cachaça da melhor qualidade que vem sendo aprimorados constantemente para a degustação nesta ocasião especial.

A banda é formada por apicultor Mussum, na bateria, apicultor Borto, na guitarra, apicultor Marroney, no baixo e apicultor Maclane, na guitarra, vocal e theremin.

Estrutura, oficinas
e ingressos

Os 500 mil metros quadrados de área verde da Fazenda Evaristo receberão o evento pelo oitavo ano consecutivo. O local receberá toda estrutura de reforço, com banheiros, portaria, estacionamento, bares e praça de alimentação 24 horas. Terá ainda ambulatório 24 horas, minimercado, feirinha e bazar e cinco grandes áreas de camping arborizadas, equipadas com vestiários, iluminação, limpeza e segurança.

Bandas interessadas em tocar no evento e produtores e artistas com propostas de oficinas, teatros e cinema podem encaminhar os projetos diretamente no site. O Psicodália oferece oficinas nas áreas de artes, cultura, sustentabilidade, esporte e saúde, mantendo sempre aberta a porta para ideias pertinentes em outras áreas afins. A cada nova edição, mais de 200 atrações são ofertadas, incluindo recreação infantil e o Materdália, espaço pensado especialmente para atender crianças de até 5 anos. Além disso, o evento também abre vagas para interessados em trabalhar.