Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em reunião realizada nesta quarta-feira (18), a mesa-diretora do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul) apresentou a proposta para a criação de um grupo temático que iria discutir a construção de beira-rios em Rio do Sul. A ideia ainda será analisada e votada em assembleia no próximo dia 30 de agosto.

A presidente do Codensul, Alvacir Cili Comper Conti comenta que a ideia foi levada ao Condensul por um grupo de pessoas da própria comunidade que sugeriu a utilização das margens dos rios de uma outra forma. O tema então foi discutido na reunião da mesa diretora.

“Nossa cidade tem dois rios que acabam se encontrando e formando um rio ainda maior, que atravessa a cidade na área central, mas muitas vezes acabamos dando as costas para o rio, vendo ele como nosso inimigo até pelas enchentes. Se fala muito dele, mas pouco de forma positiva, mas não é isso, sabemos que existem bastante trabalhos e estudos de revitalização das margens. São diversas formas do uso público seja para lazer, uso turístico e até para exploração econômica como bares e lanchonetes”, disse.

Ela comenta que os estudos estão espalhados e a proposta do Codensul é ser uma espécie de articulador para que de fato as propostas possam sair do papel. “Baseados nesses estudos entendemos que o Codensul pode ser o mediador e articulador desses projetos para que eles virassem realidade”, completa.

A próxima reunião plenária será no dia 30 de agosto e na data será votada pelos conselheiros a proposta de criação de um grupo temático com discussão do que ele iria analisar, quanto tempo ele teria para apresentar um relatório desse trabalho, quem seriam os membros, coordenador entre outras questões. “Seria um grupo de técnicos para trabalhar esse tema que poderia contribuir muito para o desenvolvimento socioeconômico do nosso município”.