Cidade, Cultura

Neste domingo (12) acontece mais uma edição do Artesanato no Quintal, em Rio do Sul. A feira ocorre desde setembro do ano passado, e dessa vez terá a temática da Páscoa, com produtos confeccionados especialmente para a ocasião. O evento será sediado no quintal de um dos expositores, casa nº 51 da Rua Wemuth, no bairro Laranjeiras, das 13h às 19h. Além disso, a entrada é gratuita – pede-se apenas que os visitantes doem rações para cães ou gatos, que serão entregues a uma das artesãs do grupo, que cuida de animais abandonados.

De acordo com a artesã e uma das idealizadoras do projeto, Claudia Costa, a proposta da feira é reunir artesãos da região que façam um trabalho autoral, e que estejam procurando maneiras de aumentar sua renda. “Para valorizar esse trabalho que tem crescido bastante, eu resolvi fazer este grupo”, conta. Além de ser uma das organizadoras do evento, Claudia também cede a sua casa para que a feira aconteça. “A ideia é que seja ao ar livre, em um lugar bem alternativo mesmo, para que as pessoas possam sentar, conversar, trocar uma ideia, e ver os trabalhos dos artesãos aqui da região”, ressalta.

Segundo a artesã, durante a feira os visitantes poderão degustar um chá e docinhos, feitos pelos próprios expositores. “Como é uma edição de Páscoa a gente quer que as pessoas conheçam os trabalhos e também venham tomar um chá com a gente”, comenta Claudia. Vários produtos de diferentes segmentos estarão à venda. São trabalhos de cartonagem, crochê, artesanatos de Páscoa, origamis, quadros, bonecas Tilda, carimbos personalizados, entre outras peças exclusivas.

Muitas vezes, o artesanato acaba sendo a principal fonte de renda dos expositores. Em outros casos, ele é um trabalho secundário, algo feito nas horas vagas para gerar uma renda extra. Para Claudia, aos poucos o trabalho artesanal feito no Município está sendo reconhecido e ganhando espaço. “Devagarinho está dando certo. As pessoas estão vindo nos conhecer e estão prestigiando os trabalhos de todo o pessoal do grupo”, comemora.

Expositores

O Artesanato no Quintal terá a participação dos expositores Ateliê Claudia Costa, Rafero Gouveia, Caleidoscópio, Doce Brechó, Brechó da Liriana, Ateliê Mãos que Fazem, Ateliê Boneca Retro, Omg Acessórios, Miny Encantos Ateliê, Mega Birô, Sol Artesanatos, Paninhos da Lorena, Ge Arte e Festa e Origabia Arte.

Na página Artesanato no Quintal, no Facebook, é possível encontrar todas as informações sobre os produtos comercializados, bem como o contato dos artesãos. “Se a pessoa tiver interesse em comprar algum produto que viu na nossa página, a gente passa o contato e a página do artesão, porque todos eles trabalham com isso o ano todo”, finaliza Claudia.

Carolina Ignaczuk