Alto Vale

Na manhã de segunda-feira (20) o Hospital Bom Jesus, de Ituporanga, juntamente com os órgãos responsáveis, fizeram o trabalho de corte e retirada das árvores do local para que o projeto de revitalização da Praça Irmã Paulina e de acessibilidade ao HBJ pudesse ser executado com eficiência. As obras da praça e de acesso a todos os pacientes ao HBJ devem ser concluídas em até 3 meses.

De acordo com as arquitetas que desenvolveram o projeto, as árvores precisaram ser retiradas para que fossem adequados todos os passeios com acessibilidade nas larguras previstas pelo plano diretor em Ituporanga, e as raízes grandes iriam dificultar essa adequação. No novo projeto existe uma proposta de arborização com palmeiras, que ainda está em estudo se será adequado na calçada ou na parte de jardim que vai separar os dois níveis de acesso previstos. Além disso, a madeira resultante do corte das árvores será disponibilizada para uso no próprio hospital, na cozinha.

Estas não foram as primeiras árvores que precisaram ser retiradas para adequação de projetos em Ituporanga. Grande parte delas foram plantadas em 1960 – época em que não se tinha um planejamento adequado de expansão da cidade. Em nota ainda foi informado que a execução do projeto está sendo realizada seguindo todas as recomendações e licenças necessárias. “Conscientes da necessidade de se preservar o meio ambiente, o Hospital Bom Jesus vai realizar o plantio de pelo menos 100 mudas de árvores em outros locais do município. A ideia é buscar uma parceria com a administração pública, disponibilizando essas mudas para um projeto de arborização em pontos estratégicos de Ituporanga.”