Alto Vale

Com a suspensão dos encontros semanais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, devido a pandemia mundial do novo Coronavírus, educadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibirama têm encontrado alternativas para garantir os vínculos com os usuários do programa.

A novidade será a entrega de 51 kits, contendo caixas de lápis de cor, revistas de passatempo e colorir, além de jogos de tabuleiro lúdicos para serem utilizados em atividades com as famílias. “Cada usuário receberá o kit pelos próprios educadores sociais, lembrando que todas as orientações do Ministério da Saúde com relação as medidas de prevenção ao Covid–19, estão sendo tomadas”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski. A entrega dos kits será realizada na próxima sexta-feira, 15, no período da manhã, no CRAS.

Os kits têm como objetivo possibilitar aos usuários, acesso a experiências artísticas e de lazer, fortalecimento da convivência familiar e favorecimento ao desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de vivências, aumentando assim o vínculo familiar.

Grupo Cuidar de Quem Cuida

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) possui o Grupo Cuidar de Quem Cuida, que visa promover apoio às famílias que são cuidadores de idosos ou pessoas com deficiência, diminuindo a sobrecarga de trabalho e o desgaste físico e emocional que os cuidados permanentes e prolongados podem gerar ao cuidador.

Esses usuários também receberão 20 kits, que permitirão a criação de estratégias lúdicas que diminuam os agravos da dependência e a melhoria na qualidade de vida, tanto do cuidador quanto do cuidado.

Os kits serão complementados com pães doados pela Casa de Massas da Popa, de Apiúna, sendo que alguns alimentos e produtos dos kits serão adquiridos pelo município com recursos voltados à assistência social.