Alto Vale

Reportagem: Gabriela Szenczuk/DAV

A Associação de Proteção aos Animais de Ituporanga, As Patas, foi fundada em 2010 e há 10 anos recolhe animais de rua ou em situação de maus-tratos para dar assistência até que estejam em condições para serem adotados por pessoas que lhes deem carinho, amor e atenção.

São cerca de 40 animais sob os cuidados do grupo de 30 associados voluntários que oferecem lares temporários dando toda a assistência necessária, mas que também dependem de doações da comunidade. A equipe não costuma pedir dinheiro, mas aceita doações de ração e brinquedos e auxílio com tratamentos médicos e/ou castração. Além disso, nos eventos que a Associação realiza, sempre há um trabalho de conscientização com a causa animal e um espaço para que a população contribua com o que puder.

Segundo a presidente, Aline Gresiel Sant’Ana, como a Associação não tem sede própria e cada associado cuida do máximo de animais que pode em suas casas, eles também não contam com uma equipe de profissionais exclusivos. Sendo assim, em caso de maus-tratos ou de abandono, quem puder prestar atendimento a algum animal em casos de denúncia, atende.

De acordo com Aline, há alta rotatividade de animais nos lares, visto que à medida que alguns vão sendo doados, outros são recolhidos. “Por ano são mais de 300 animais doados. Divulgamos eles sempre através das redes sociais e dependendo das características, alguns são adotados imediatamente”, relata.

Atualmente o grupo está fazendo uma campanha com o objetivo de evitar o aumento de animais de rua, incentivando a castração. “Quando você deixa seu animal se reproduzir, você também é responsável pelos animais que estão na rua. Precisamos controlar a população animal, e esse controle começa pelo seu animal. Adotar um animal é um ato de amor, ele será seu companheiro e seu melhor amigo. Cuidar bem dele é um compromisso que você assume ao adotar. Não compre! Você está ajudando pessoas a lucrarem com a exploração deles. Adote e você estará ajudando a retirar os animais das ruas”, conclui.

Quem puder e quiser ajudar As Patas pode entrar em contato pelo número (47)9 9133-7371 e doar ração em estabelecimentos comerciais da região ou custear algum tratamento. Além disso, há o processo de adoção, onde através deste número de telefone são enviadas fotos dos animais e o adotante pode conhecê-los pessoalmente fazendo uma visita aos lares temporários. Todos os animais disponíveis estão na página do Facebook: “Associação As Patas.”

Mais 32 animais

Recentemente, uma idosa de Ituporanga que atuava na causa animal, abrigando 20 cães e 12 gatos, foi hospitalizada em estado grave. Com isso, todos os animais ficaram desamparados e agora contam com As Patas, que precisa do apoio de toda a comunidade para cuidar deles até que sejam adotados. Após divulgação dos animais disponíveis para adoção, ainda há 13 cães e 10 gatos precisando de um lar. Além disso, pelo menos 10 animais precisarão de tratamentos médicos. Para ajudar, basta entrar em contato com (47)9 9133-7371.