Cidade
Foto: Divulgação/ arquivo

A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí realiza a partir do dia 2 de maio, o projeto “Incentivando à leitura na Biblioteca Municipal de Rio do Sul: encontros de autores regionais com estudantes de escolas públicas”. O projeto promoverá cinco encontros com alunos, nas dependências da Biblioteca situada na Fundação Cultural. As atividades literárias serão mediadas pelos escritores Ivo Ferrari e Rodrigo Wartha, com a participação de autores diferentes em cada encontro.

No dia 2 de maio, acontece o encontro com a participação da Escola de Ensino Fundamental Professor Frederico Navarro Lins, do bairro Barra do Trombudo e da jovem autora Isabelle Maria Ferreira Becker. Na quarta-feira, dia 04, a atividade contempla a Escola de Educação Básica Willy Hering, do bairro Bela Aliança, com a presença do autor Johan Henryque. Na quinta-feira, 05 de maio, os autores receberão na biblioteca os educandos do Centro Educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli, do bairro Barragem, com a participação da escritora Sandras Deves Moratelli.

Na sexta-feira, dia 06, haverá a participação da E.E.B. João Custódio da Luz, do bairro Boa Vista, com a presença da autora Debora Claudio. O último encontro do projeto ocorre na quarta-feira, dia 11 de maio, com a presença da Escola Modelo Ella Kurth do bairro Rainha, tendo como autora convidada, Juliana Camargo Passig. Os cinco encontros acontecem com turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. As escolas contempladas receberão exemplares de livros publicados pelos autores participantes desta iniciativa cultural e literária.

Democratização do acesso a bens culturais

Como forma de democratizar o acesso à cultura, todas as atividades serão ofertadas gratuitamente para as escolas, desde o transporte até a atividade com os autores. O projeto “Incentivando à leitura na Biblioteca Municipal de Rio do Sul: encontros de autores regionais com estudantes de escolas públicas” foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultural de Rio do Sul – edição 2021.
Entre os principais objetivos do projeto, destaque para o incentivo à prática da leitura e da escrita e divulgação da produção literária de autores de Rio do Sul e região. Outro diferencial do projeto é oportunizar que os alunos conheçam a Biblioteca Pública Municipal de Rio do Sul e estruturas culturais da Fundação Cultural de Rio do Sul.

Encontro aberto para a comunidade

Além das atividades que serão realizadas com as cinco escolas na biblioteca municipal, também será realizado um encontro com os 8 autores que integram a equipe do projeto, na segunda-feira, 09 de maio, a partir das 19 horas, na Videoteca da Fundação Cultural de Rio do Sul.
Os autores compartilharão informações sobre a realização das atividades de incentivo à leitura. O momento será aberto para participação da comunidade e apresentação das obras dos autores que publicaram livros durante o período da pandemia, ou que estão planejando publicar futuramente.