Alto Vale, Cidade
Foto: Adriano Gava/DAV

Rafaela Correa/DAV

A União das Associações de Bairros do município de Rio do Sul (UABRS) anunciou novas eleições para biênio que inicia no dia 15 de abril deste ano e vai até 2023. Quem quiser colocar o nome à disposição deve ir até a sede da União que fica localizada no calçadão Osni José Gonçalves até o dia 1° de março, às 17h.

As eleições estão previstas para o dia 13 de março, das 14h às 17h e a posse dos novos eleitos deve ocorrer em abril. De acordo com documento de convocação, todas as associações de bairros foram informadas sobre as eleições unificadas.

Para que a eleição seja possível, a recomendação é que cada associação providencie um local para a votação no próprio bairro. “A gente vai receber as inscrições das chapas até 01 de março. No dia 13 serão realizadas as eleições em cada bairro, então, o presidente de cada bairro encontra um local que seja público dentro do próprio bairro para fazer essas eleições. Se tiver só uma chapa é automaticamente eleito. A posse é no dia do município, 15 de abril”, explica.

O presidente da UABRS, Patrick Münzfeld, diz que esse é um trabalho muito importante e que é necessário ter alguém que lute por melhorias na cidade. “É bom incentivar as pessoas para estarem participando porque não adianta ficar apenas nas redes sociais reclamando e não colocar a mão na massa, então é uma oportunidade para as pessoas unirem forças e ajudar a cobrar do Executivo, procurar recursos, informar sobre melhorias que precisam ser feitas no seu bairro para ter uma cidade cada vez melhor”, destaca.

Ele diz ainda que esse é um trabalho voluntário e que entre as atribuições está a elaboração de um planejamento junto com a sociedade. “As atribuições é fazer um planejamento junto com a sociedade, ajudar a cobrar junto ao Legislativo e Executivo as melhorias para os bairros, fazendo união de forças para o bem geral. É um trabalho voluntário, geralmente são os líderes dos bairros que se candidatam a estar participando dessas eleições, isso é bem bacana. Basta querer participar”, completa.

Para votar é necessário apenas comprovar residência no município e não é necessário título de eleitor. Mais informações podem ser conseguidas na sede da UABRS ou pelo telefone (47) 98863-8839.

Quais as atribuições das Associações?

Segundo site da União, a Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação e solução dos problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das atividades em determinado bairro. Assim cabe, também, definir junto da população residente, quais destas lutas são prioritárias: segurança, transporte, recolhimento de lixo, posto de saúde, etc. As prioridades, assuntos e respectivas reivindicações, devem ser determinadas em discussão democrática e em assembleia com os moradores. Por isso é importante a existência da Associação de Moradores, para reunir, convocar, unir forças, organizar, envolver e apresentar à população o verdadeiro sentido da associação em seu bairro e com isso formar novas lideranças para administrar as mesmas, fazendo com que as associações sempre tenham um bom desenvolvimento de seus trabalhos. Atualmente existem 26 Associações de Moradores no município de Rio do Sul, nos seguintes bairros: Albertina, Barragem, Barra Itoupava, Barra do Trombudo, Bela Aliança, Boa Vista, Brehmer, Budag, Canta Galo, Centro, Eugênio Schneider, Fundo Canoas, Jardim América, Laranjeiras, Navegantes, Pamplona, Progresso, Rainha, Santana, Sumaré, Santa Rita, Taboão, Valada Itoupava e Valada São Paulo.

A eleição para nova diretoria da União das Associações de bairros de Rio do Sul deve ser realizada entre junho e agosto deste ano.