Cidade, Geral

Membros das associações de moradores dos bairros Bela Aliança, Bremer, Rainha, Navegantes, Barra do Taboão e Taboão, de Rio do Sul, terão nesta segunda-feira (21) o uso da palavra na Câmara de Vereadores, às 18h, para pedir o apoio do Legislativo acerca da revitalização da Estrada Blumenau. O intuito da ação é reforçar e dar mais visibilidade ao movimento pela reestruturação da via, que já existe há mais de cinco anos.

Ao longo dos últimos anos, as seis associações têm trabalhado em diversas ações reivindicando as melhorias no local. Foram abaixo-assinados, panfletagens, carreatas e instalação de outdoors pedindo pela revitalização. Além disso, os membros também participaram de audiências públicas, e já entregaram as reivindicações por ofício aos vereadores, ao prefeito José Thomé, a alguns deputados e à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Taboão, Marco Aurélio Demarch, o movimento solicita uma reestruturação completa da via, com melhor circulação para veículos, pedestres e ciclistas. As melhorias abrangem uma nova camada asfáltica, duplicação, ciclovia, acostamento, sinalização adequada, adequação de pontos de ônibus e melhoria de acesso aos bairros, já com o projeto de uma ponte ligando o bairro Bela Aliança à BR-470, via bairro navegantes.

Segundo Demarch, é importante que a população esteja presente durante o uso da palavra, a fim de fortalecer cada vez mais o movimento. “Hoje ali nessa área circulam quase 20 mil veículos por dia, é uma região que tem mais de 15 mil moradores, é o elo de ligação também com Lontras, Presidente Nereu, então é uma área de bastante representatividade. E a gente está convidando a comunidade para ir lá, para que realmente a gente consiga sensibilizar os vereadores também para a importância desse projeto”, explica.

O presidente conta que o levantamento topográfico da Estrada Blumenau já está concluído, e que a equipe de engenharia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) agora está trabalhando na execução do projeto. “A Prefeitura agora fez um levantamento topográfico, deve entregar o projeto até o final do ano, e nós vamos ter que buscar os recursos ano que vem para executar essa obra. Então a gente vai buscar que eles [os vereadores] sejam nossos parceiros, sensibilizá-los para que ajudem a Prefeitura também a buscar os recursos”, conclui Demarch.

Carolina Ignaczuk