
A Secretaria de Saúde de Rio do Sul faz um alerta especial para a população sobre o aumento do número de pessoas que vão diariamente para a Tenda da UPA, que funciona como centro de triagem da Covid-19. O volume de atendimentos aumentou 69,5% em fevereiro, comparado com janeiro. Em média são 90 pacientes por dia, com pico de 180 em alguns casos.
O médico da Secretaria de Saúde, Ricardo Claudino Ribeiro, destaca que é necessário um pouco de cautela da população sobre o uso do serviço de saúde. Geralmente, a pessoa pode estar com suspeita da doença com dois ou mais sintomas como tosse, coriza, febre ou dor de garganta.
“Nem sempre a pessoa realmente precisa ir até a tenda. Inclusive temos triagem de pacientes que não tem sintoma algum, mas somente tiveram contato com doentes ou suspeitos. Neste caso, o ideal é que cada um fique em isolamento. No aparecimento de dois ou mais sintomas, aí sim o serviço da tenda pode ser buscado”.
Ele alerta ainda que, quando possível, o paciente vá sozinho, já que o acúmulo de pessoas pode ser grande, apesar de haver distanciamento no local de espera. Por ser um ambiente de circulação de pessoas doentes, é necessário cautela antes de buscar o serviço por questões menores.
Quando procurar a tenda da UPA 24h
– Tosse, coriza, dor de garganta ou febre, geralmente com dois ou mais sintomas associados.
– Falta de ar ou dificuldade de respirar
– Outros sintomas associados a Covid-19 como perda do paladar e olfato