Esporte
Foto: Divulgação

O atleta do Ibirama Badminton, Mateus Misturini Rei de Jesus, que representou a Escola de Educação Básica Christa Sedlacek nos Jogos Escolares Brasileiros, ficou com a medalha de Bronze na disputa da dupla mista.

Mateus fez parte da seleção da modalidade de Badminton de Santa Catarina, que contou com mais quatro atletas: Letícia Andres e Maria Zílio, de Ibirama e Davi Arten, de Mafra. Eles alcançaram a classificação após serem os campeões na Seletiva Estadual, realizada em Florianópolis.
O atleta de Ibirama também disputou as modalidades Individual, Dupla Masculina e Dupla Mista. Na dupla masculina, Mateus e Davi ficaram em primeiro lugar no seu grupo, mas perderam nas quartas de finais para dupla do Paraná.

Na modalidade individual, dos 50 participantes, Mateus terminou em 6º lugar, perdendo nas quartas de finais por 22 x 20 no terceiro set, num jogo emocionante contra o atleta do Paraná que foi vice-campeão.
Já na dupla mista, Mateus e Letícia venceram 4 dos 5 jogos disputados, perdendo somente nas semifinais para a dupla campeã do Rio de Janeiro, num jogo também muito disputado.

A equipe catarinense foi conduzida pelo técnico de Ibirama, Pablo Schoeffel, e de Joaçaba, Anderson Andres.

Santa Catarina teve ainda conquistas históricas no feminino, sendo campeão na dupla feminina com as atletas Maria Zílio e Letícia Andres, e vice-campeão na individual feminino, com Maria Zílio. Com isso, o estado conquistou o troféu de vice-campeão geral da categoria Feminina, com 34 jogos, 27 vitórias e 7 derrotas.

Mateus treina no Ibirama Badminton e é o primeiro atleta do município a conquistar uma medalha nos JEBS na categoria 12 a 14 anos. Em 2019, Natalya Geisler conquistou a prata na dupla feminina, na categoria 15 a 17 anos.

O Ibirama Badminton é oriundo de um programa de extensão da UDESC Alto Vale, coordenado pelo professor Pablo Schoeffel e tem apoio da Prefeitura Municipal de Ibirama, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME).

Para o técnico Pablo Schoeffel, “os resultados são muito expressivos, visto que participaram os melhores atletas do país e, além da medalha, Mateus teve jogos muito disputados e decididos nos detalhes contra os finalistas de todas as modalidades que participou. Isso mostra que estamos no caminho certo e evoluindo”, comemorou.As escolinhas e treinamentos de Badminton acontecem diariamente na EEB Eliseu Guilherme e Colégio Hamônia. Já passaram pelas escolinhas do Ibirama Badminton mais de 600 atletas desde sua criação, em 2011.

Os JEBS são a maior competição escolar do Brasil e este ano está sendo realizada no Rio de Janeiro. Até o dia 5 de novembro, cerca de 6 mil atletas, com idade entre 12 e 14, devem integrar as 17 modalidades de competição. O evento esportivo está sendo realizado no Parque Olímpico, mesmo local aonde aconteceram as Olimpíadas em 2016.