Alto Vale
Foto: Divulgação

Desde o início da semana os pacientes com sintomas de covid-19 estão sendo atendidos em outro local. O centro de atendimento exclusivo funciona dentro da estrutura do antigo hospital do município. A demanda de atendimento fez com que se pensasse nesse novo ambiente. Os pacientes antes precisavam ficar em uma tenda no lado de fora do posto de saúde, o médico atendia ali mesmo. Segundo a enfermeira chefe do posto de saúde de Aurora, Ana Paula Sebold Zimmermann, esse novo ambiente é bem mais confortável para os atendimentos. “Aqui além de ser mais arejado, temos banheiros e o consultório é climatizado, o médico consegue atender com muito mais qualidade”, explicou.

Nesse mesmo ambiente, caso o paciente precise ser medicado ou fazer o teste para confirmar a doença, pode ser feito também na hora. “Ali podemos fazer todo o atendimento, desde o acolhimento das pessoas, o teste pra conformação, consulta médica e medicação. Ficou tudo mais fácil e confortável”, destacou a enfermeira Ana.

Aurora tem pouco mais de 60 pessoas aguardando resultado de exames. Duas pessoas estão internadas nesse momento pelo agravamento dos sintomas, uma no Hospital Bom Jesus e outra, o vice-prefeito Ronaldo Gunther, na UTI do Hospital Regional. O município contabiliza também 10 mortes por Covid 19.

A enfermeira chefe do posto de saúde, Ana Paula Sebold Zimmermann, finaliza pedindo que as pessoas continuem os cuidados para evitar a propagação do vírus. “A gente continua pedindo cuidado, usar álcool gel e máscara, evitar aglomerações, vir ao comércio somente em casos estritamente necessários, não visitar parentes agora. Nossos hospitais estão saturados, atendendo na sua capacidade máxima. Cuidem-se, cuidem de quem vocês amam. Só assim poderemos frear a contaminação e aos poucos voltar a vida normal”.