Alto Vale, Saúde
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

A Associação de Apoio àPessoas com Câncer era um antigo anseio da comunidade de Aurora, já que na cidade os índices da doença assustam e preocupam a Secretaria da Saúde. Agora, esse desejo deve finalmente se tornar realidade. A casa está em processo de finalização, e em breve deve iniciar as atividades para atender os pacientes. O local recebeu o nome de Lorena Zoz Gunther, uma moradora da cidade que foi considerada um exemplo e inspiração na batalha contra o câncer.
O secretário da Saúde do Município de Aurora, Gilmar Matias, diz que a associação é uma conquista muito importante para o município tendo em vista a quantidade de pessoas que sofrem com a doença. “Eu não saberei te dizer a quantidade de pessoas portadoras de câncer, mas é bastante, pela cidade pequena que a gente tem é grande o número de pessoas com câncer, é assustador e até preocupante”, relata.
Ainda segundo o secretário, a casa está sendo montada através de doações, entre elas a de um automóvel que deve ajudar na locomoção para outras cidades em busca de tratamento. “Vamos ganhar um carro usado e já estamos providenciando os documentos. A prefeitura cedeu a sala para a Associação, conseguimos um sofá de doação, e assim estamos montando”, conta.
A presidente da Associação, Valquiria Nazari Bechtold, explica que os atendimentos iniciais devem ser palestras, orientações e cursos, mas que a casa está aberta para profissionais que desejem se voluntariar e realizar outros procedimentos. “Nós vamos iniciar com palestras e orientações sobre prevenção, vamos conversar com as famílias que tem pessoas com essa doença para que possam fazer parte da casa. Como é uma casa voluntária, nós dependemos de voluntários e estamos buscando profissionais na cidade que possam se voluntariar. Não só as pessoas que são portadoras de câncer ou que tenha alguém da família com câncer devem se associar, mas sim toda a comunidade, pois quanto mais pessoas ajudarem mais eventos para arrecadar a gente consegue fazer, e vai ser necessário pois temos muito suplementos para ser comprados que devem ser repassados as pessoas que precisam. Temos em projeto também a realização de eventos assim que tudo voltar ao normal, para que possamos arrecadar aos poucos e oferecer ainda mais procedimentos”, conta.
A voluntária Zenir Schmitz Boing faz parte de uma casa de apoio no município de Vidal Ramos e foi quem idealizou o projeto. Atualmente ela presta assessoria no município de Aurora, e explica que está auxiliando para que a diretoria possa organizar um local aconchegante para os pacientes. “Como eu trabalho com isso há muito tempo eu levei esse projeto a muitos prefeitos da região e deu certo em Aurora, e quando iniciarem os atendimentos eu vou também assessorar nesses atendimentos. Eu também tenho um projeto de uma horta comunitária de chás que quero colocar em prática aqui, pois os chás são muito importantes para quem está em tratamento”, conta.
Segundo informações da presidente da Associação, os atendimentos na casa de apoio devem ter início assim que finalizar o período eleitoral.