Cultura
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A pandemia trouxe dificuldades para diversos profissionais e na música não foi diferente. Mas embora muitos tenham sofrido com as restrições em bares ou casas de shows, outros aproveitaram para iniciar projetos. É o caso da banda rio-sulense, Fantástico Caramelo, que surgiu da união de colegas de trabalho e que menos de um ano depois já está com um álbum de músicas autorais gravado, clipes lançados nas plataformas digitais e até ganhou prêmios em competições.

Criada em 12 de dezembro de 2020, a Fantástico Caramelo está prestes a comemorar um ano de criação. Uma banda recente e que vem chamando atenção pelo estilo classificado como indie pop psicodélico em músicas que misturam português, inglês e espanhol.

A vocalista, Nayara Lamego, de 25 anos, conta que a sua história com a música começou na infância, com aulas na Fundação Cultural e por incentivo do pai, que também é músico, mas a ideia de criar a banda surgiu de forma rápida, no trabalho. “Eu e o Henrique Marquez começamos a trabalhar juntos em uma produtora de vídeo. Nos intervalos do trabalho começamos a compor. Ele é músico há bastante tempo, fez parte de várias bandas da região. No segundo dia de trabalho criamos a “Pura Conexão”, a melodia ele já tinha e eu acabei alterando a letra, com algumas anotações que já tinha no celular”.

Ela ainda comenta que o single Pura Conexão foi o primeiro do álbum e que a canção abriu portas para outras melodias e para a formação da banda.
“A partir dessa criamos várias outras. Todas as músicas da Fantástico Caramelo são autorais. Começamos a gravar em abril, nosso primeiro álbum. Lançamos o single Pura Conexão com videoclipe e percebemos que precisávamos de uma banda para acompanhar a gente. Então chamamos Gabriel Alves, Diego Pereira e Marcelo Sutil para compor a banda com a gente. Começamos a ensaiar aqui em Rio do Sul mesmo e agora completaremos um ano de banda em dezembro”, destaca.

O álbum foi lançado em meados de outubro desse ano e conta com oito canções autorais que estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Questionada sobre expectativas para a carreira, a vocalista afirma que a intenção é continuar crescendo na música.

“Além de Pura Conexão, lançamos Tchuru, também com videoclipe e depois as outras músicas para fechar o álbum. As músicas estão disponíveis em todas as plataformas. A intenção é lançar mais um clipe até o final do ano. Estamos felizes porque tudo está indo bem e estamos atingindo hoje reconhecimento nacional, saímos em várias revistas, blogs, estamos em playlists nacionais, tudo isso de forma rápida”, comenta.

Questionada sobre os shows, Nayara afirma que por conta da pandemia a banda não fez tantas apresentações ao vivo, mas que neste período buscaram formas de se conectar com o público através da internet. “A gente surgiu na pandemia e não pegamos muito essa rotina de show, mas para o ano que vem já temos muita coisa programada. A princípio pretendemos fazer mais trabalhos digitais”, completa.