Alto Vale, Segurança

Um recém-nascido foi salvo na noite desta quarta-feira (07) em Rio do Sul após o pai do bebê receber orientações pelo telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar – 193. No momento, a Central que recebe as chamadas está localizada no colégio Dom Bosco em virtude da enchente ter atingido o quartel dos bombeiro da cidade.

O pai da criança relatou ao telefone que o filho havia se engasgado e que não estava respondendo a estímulos, sem respirar. Desesperado, o pai ligou para o 193 enquanto a mãe tentava reanimar a criança. O Soldado BM Jonathan Venturi, que atendeu o chamado, constatou que não daria tempo de uma ambulância chegar até o local e então passou as orientações de tapotagem, manobra utilizada em casos de obstrução de vias aéreas em lactentes.

A mãe fazia o procedimento enquanto o pai permanecia na linha telefônica com o bombeiro. Apesar da ligação ter sido breve, o soldado Jonathan disse que se sentiu aliviado após ouvir ao fundo da ligação o choro do bebê.

Mesmo após o recém nascido ter voltado a respirar, uma guarnição da viatura ASU- Auto Socorro de Urgência, foi encaminhada ao local e verificou que os sinais vitais da criança estavam estáveis. A ocorrência foi atendida pelo Cabo Ortiz, e Bombeiros Comunitários Magnani e Lunelli.