Alto Vale, Curiosidades
Divulgação

 

O casal Bruna Camile Casagrande e Anderson Teles de Lima decidiu que o aniversário do filho, José Felipe, será comemorado sempre no dia 1º de março quando o ano não for bissexto. O bebê foi o primeiro a nascer neste dia 29 de fevereiro, o 504ª ano da Era Comum, no Hospital Regional de Rio do Sul. Ele veio ao mundo aos 19min, de parto normal, com 46,5cm, pesando 3,37kg. O prazo de 41 semanas tinha encerrado na véspera. Outras cinco crianças nasceram no último sábado. O segundo com diferença de apenas 13min de João Felipe.

 

Diante da possibilidade do nascimento ocorrer no dia 29, Bruna e Anderson já haviam decidido que o aniversário será comemorado em 1º de março ao invés de 28 como normalmente acontece. “Não teve uma razão especial” colocou a mãe. José Felipe é o primeiro filho do casal, que reside no bairro Palmitos, no município de Vitor Meireles, região do Alto Vale do Itajaí.

“O médico de lá recomendou que a Bruna visse para Rio do Sul para avaliação e ai o parto foi induzido”, observou Anderson. Apesar de ser ano bissexto o casal não tem qualquer tipo de superstição.

 

Ano bissexto 

 

O fenômeno, que ocorre de quatro em quatro anos. Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul. A translação da terra ao redor do sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas.