Alto Vale, Cidade

Reportagem: Gabriela Szenzuk/DAV

Meninas rio-sulenses vêm sendo destaque quando o assunto é representar a capital do Alto Vale do Itajaí em concursos de beleza. Nos próximos meses, duas mini misses Rio do Sul devem concorrer, em diferentes categorias, para serem reconhecidas estadual e nacionalmente por seus talentos, simpatia e beleza.

Valentina Camargo Schlesser, de 5 anos, é mini miss Rio do Sul 2020 e integrante da franquia de concurso de beleza Miss Model. O foco agora para a menina é ingressar na categoria estadual e concorrer o Mini Miss Santa Catarina, que acontece em novembro, em Blumenau. A candidata conta que sua paixão pelo mundo digital começou desde os dois anos de idade, quando já fazia vídeos, tinha facilidade em se comunicar e sua mãe resolveu colocá-la em uma agência de modelos de Blumenau. Através desta agência surgiu a oportunidade de participar do concurso, que leva em consideração alguns critérios como o fato de a criança ser o mais natural possível e, ainda assim, sem grandes produções, se destacar em beleza, comunicação, boa oratória e afinidade com desfiles em passarelas.

Valentina está com grandes expectativas para o concurso. “Espero conseguir trazer esse título para a nossa cidade, mas se não conseguir, tudo bem, afinal o importante é competir e se divertir. Estou preparada para tudo e vou dar o meu melhor”, conta.

A mãe da menina, Thais Camargo, conta que se sente realizada com a filha. “Estou realizando um sonho meu nela, e fico ainda mais feliz em saber que ela gosta do que faz, pois afinal não podemos obrigar os pequenos a nada. Eles têm que sentir vontade de fazer, pois isso acarretará na vida dela adulta e como ela esta em processo de criar a própria personalidade, tento deixar ela o mais natural possível”, relata. Thais ainda fala que as expectativas são grandes e só a participação no concurso vale como aprendizado.

Isabelle dos Santos de Souza, de 7 anos, faz parte da franquia Beleza Fashion e é mini miss Universe Rio do Sul 2020. Ela vai representar Rio do Sul na etapa estadual – onde estará concorrendo ao Mini Miss Universe SC – e posteriormente participará do Mini Universe Brasil, que leva as representantes para um evento internacional na EuroDisney, em Paris. Caso ela se classifique neste último, irá representar o país internacionalmente. O evento estadual está com data prevista para acontecer em agosto e o nacional, em dezembro.

Segundo Isabelle, boa parte do seu dia é dedicada aos conteúdos e treinamentos recebidos de forma online para preparação do concurso, que têm exigências como evitar o uso de produções exageradas, mantendo também a essência da candidata. Além disso, a pontuação final analisa beleza, simpatia e desenvoltura para desfilar e se comunicar com os jurados. A ansiedade está a mil e Isabelle diz estar se sentindo encantada. “Já surgiram convites para parcerias, eventos, trabalhos e estamos esperando tudo voltar ao normal para poder viver esse momento”, relata.

A mãe da candidata, Micheli dos Santos, conta que Isa sempre foi uma criança que chamava a atenção por onde passava. “Não somente pela sua beleza, mais também pelo seu carisma, sua educação e inteligência. Ela é uma menina fascinante. Vai de meiga a super decidida mesmo com tão pouca idade. É um orgulho enorme ver ela representando a cidade que ela nasceu em concurso tão renomado e concorrido. Desde que ela decidiu participar, mergulhamos de cabeça nesse sonho dela, que com certeza será inesquecível”, finaliza.