Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

As Bike Stations foram instaladas no município de Ibirama há cerca de duas semanas com intuito de incentivar o uso de bicicletas e dar suporte para os ciclistas que precisarem fazer consertos rápidos, mas o que é algo positivo para a população já se tornou alvo de vandalismo no município. É que nesta semana duas das estações, no Parque Manoel Marchetti e na rua Tiradentes, já tiveram alguns itens furtados. A administração lamenta o ocorrido e pede para que os munícipes ajudem a cuidar do patrimônio.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, é lamentável que situações como estas persistam nos dias de hoje. “Estes cidadãos precisam perceber que o prejuízo não é do prefeito, ou do vereador, mas sim de toda a comunidade, pois estes investimentos são feitos com recursos públicos”, frisou.

Ele ressaltou ainda que os equipamentos serão repostos quantas vezes forem necessárias, pois a comunidade não pode ser privada de um serviço em virtude do desrespeito de outros.

O que são as Bike Stations?

A instalação foi feita no início de setembro para incentivar o cicloturismo e estimular a adoção de novos modais de transporte. Segundo Poffo, o uso de bicicletas no município é cada vez mas comum, tanto para atividades turísticas e de lazer, quanto para a locomoção entre a casa e o trabalho ou casa e escola. “Assim como fizemos com a implantação da ciclovia na rua Tiradentes, a instalação das Bike Stations servirão para dar suporte ao ciclista, que porventura necessite fazer um conserto rápido na bicicleta. São com medidas como estas que pretendemos incentivar o uso de bicicletas em nossa cidade”, destacou Poffo.

O diretor do Departamento de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco, explicou também que as Bike Stations foram instaladas de forma estratégica conforme as rotas de cicloturismo mais utilizadas e também pontos da cidade com maior volume de ciclistas.“Com esses equipamentos o ciclista terá mais facilidade pra fazer a manutenção e o conserto da sua bicicleta. Cada Bike Station possui suporte pra pendurar a bike, conjunto de chaves e bomba pra encher os pneus”, destacou Neco.

Os equipamentos foram colocados na rua Tiradentes, ao lado da Sorveteria e na rua Marques do Herval, no acesso ao Parque Municipal Manoel Marchetti. A equipe da Secretaria de Obras trabalha ainda na instalação de estruturas na localidade de Ribeirão das Pedras, próxima Pousada Scursel, na localidade de Rio Sellin, no pátio do Posto de Saúde Lina Bortz, em frente a Cravil, no Distrito de Dalbérgia, ao lado da Igreja Católica, na localidade de Rafael Baixo, próximo ao Casarão Fiedler e no bairro Taquaras.

O investimento foi de R$ R$ 16.695,00, em recursos próprios do município e o Adriano destaca que cabe a cada um zelar para que as estações estejam sempre bem cuidadas e possam durar por muito tempo.