Esporte
Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Começa nesta quinta-feira (28) as disputas das ginásticas artística e rítmica da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). As provas que seguem até domingo (1º) vão acontecer em Blumenau, na AABB e no Sesi e vão reunir aproximadamente 180 atletas.

A ginástica artística é a primeira prova programada para ser realizada. O congresso técnico será realizado na quinta-feira no Complexo Esportivo do Sesi. No mesmo local, cerca de 90 atletas representam 10 municípios nas provas de salto sobre a mesa, barra fixa, trave e solo. A previsão é que as disputas encerrem no sábado.

Já a ginástica rítmica contará com 89 atletas de 10 municípios, na prova de conjunto cinco cordas e nas individuais mãos livres e bola. O congresso técnico acontece na sexta-feira e a competição ocorre de sábado e domingo no ginásio de esporte da AABB.

As ginásticas artística e rítmica foram antecipadas em função do município-sede da Olesc, Rio do Sul, não dispor de espaço nos padrões exigidos pela confederação das modalidades, a exemplo da natação que foi antecipada para os dias 16 e 17 de setembro, em Palhoça, onde Joinville e Jaraguá do Sul largaram na frente na tabela de pontuação da Olesc.

As demais modalidades acontecem de 7 a 14 de outubro, em Rio do Sul.

Programação

A Fesporte divulgou nesta semana a programação retificada da Olesc em Rio do Sul. A competição começa para valer no domingo (8), com as seguintes modalidades: basquete, futsal, handebol, karatê, voleibol e xadrez. A abertura oficial é um dia antes a partir das 19h30, no ginásio Municipal Artenir Werner, no bairro Canoas.