
Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV
Na tarde dessa sexta-feira (18), o Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul divulgou nota informando sobre uma nova modalidade de golpes que vêm sendo aplicados na região através de mensagens enviadas por e-mail.
Segundo os Bombeiros, contadores e empresas da capital do Alto Vale e do município de Presidente Getúlio já teriam recebido e-mails falsos, nomeados como “Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, indicando o vencimento de documentos e multas em caso de não regularização.
De acordo com o chefe do Serviço de Segurança contra Incêndio do CBM de Rio do Sul, tenente Juliano Antonio Vieira, até o momento não houveram registros de empresas que foram lesadas com a prática, mas todo cuidado deve ser tomado para evitar esse tipo de golpe. “A gente não costuma enviar e-mails para clientes exceto em situações excepcionais, que não é o caso de informar a ausência de alguma regularização ou que ele está com o documento atrasado. A nossa forma de contato geralmente é direto com o contador e por um profissional que já é conhecido pelo contador”, explica.
Ele ainda conta que após verificação foi constatado que o anexo enviado no e-mail é de um documento emitido no Estado do Paraná e explica que todos os e-mails enviados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina levam a assinatura final como: @cbm.sc.gov.br.
No caso de recebimento desse tipo de mensagem a orientação é que ela seja encaminhada diretamente ao Corpo de Bombeiros para análise.
Em caso de dúvidas entre em contato com Serviço de Segurança contra Incêndios mais próximo do seu município.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Rio do Sul – (47) 3526-3270
Ituporanga – (47) 3533-8870
Pouso Redondo – (47) 3526-8500
Presidente Getúlio – (47) 3357-8489
Taió – (47) 3562-8493
Trombudo Central – (47) 3526-3293